|   Jornal da Ordem Edição 4.329 - Editado em Porto Alegre em 28.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.03.14  |  Diversos   

Autarquia pagará indenização a ex-funcionário com perda auditiva

Segundo os autos, laudo pericial comprovou o nexo de causalidade entre a incapacidade laborativa apurada e as condições ambientais agressivas. Além disso, a ré não adotou medidas para atenuar a nocividade nem forneceu equipamento de proteção individual para a neutralização dos ruídos.

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental do Município de Santo André (SP) foi condenado a indenizar um ex-funcionário com perda auditiva. A decisão é da 8ª Câmara de Direito Público do TJSP.

De acordo com os autos, o autor trabalhou nos primeiros 16 anos no setor de fabricação de blocos e na autarquia por 20 anos, aposentando-se logo depois. Devido ao intenso ruído a que estava submetido, ele apresentou um quadro de perda parcial da audição, razão pela qual ajuizou pedido indenizatório contra a Semasa, condenada em 1ª instância a pagar R$ 25 mil por danos morais ao ex-empregado e a incluí-lo no plano de saúde mantido aos funcionários ativos.

O relator do recurso da autarquia, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, esclareceu que o laudo pericial comprovou o nexo de causalidade entre a incapacidade laborativa apurada e as condições ambientais agressivas. Além disso, a ré não adotou medidas para atenuar a nocividade nem forneceu equipamento de proteção individual para a neutralização dos ruídos. "O abalo psíquico do autor, decorrente do incômodo suportado pela grave lesão auditiva permanente, que atrapalha até mesmo sua vida cotidiana, é presumível na espécie."

Apelação nº 0038415-93.2010.8.26.0554

Fonte: TJSP

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro