|   Jornal da Ordem Edição 4.323 - Editado em Porto Alegre em 20.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.04.14  |  Advocacia   

Com auditório lotado, OAB/RS abre a Interiorização Regionalizada na Fronteira Oeste

O evento reuniu as subseções de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Cacequi, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana.

Com o auditório da Urcamp, em Santana do Livramento, lotado pelos presidentes e dirigentes das subseções da Fronteira Oeste, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (04), a abertura de mais uma edição da Interiorização Regionalizada da OAB/RS.

O evento reuniu as subseções de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Cacequi, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana.

Ao abrir os trabalhos, o coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara, afirmou que "estamos aqui cumprindo a nossa agenda de Interiorização, depois das visitas às 106 subseções. Esse trabalho possibilita, além da aproximação, uma discussão de forma mais aprofundada do que está ocorrendo em cada local".

Em nome dos presidentes das subseções da Fronteira, o presidente da OAB Santana do Livramento, Márcio Couto, destacou que "nos sentimos muito honrados em poder sediar este evento tão importante para os rumos da advocacia, pois é um momento em que podemos esclarecer dúvidas e trocar experiências".

Por sua vez, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reforçou a importância de um encontro como este. "Reunir esse grande número de dirigentes de Ordem demonstra o trabalho sério que está sendo desempenhado. Mais uma vez, estamos marcando um conceito de gestão, pois entendemos que a célula fundamental do Sistema OAB é a subseção", enfatizou.

Bertoluci relatou a convergência de ações entre a Ordem gaúcha e o Conselho Federal da OAB e fez uma breve prestação de contas das ações da entidade, tanto no âmbito coorporativo quanto institucional.

Entre os temas, estavam a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados; o trabalho vigilante do Tribunal de Ética e Disciplina; a busca permanente pela excelência dos serviços oferecidos; a atuação da OAB/RS para que os cidadãos recebam seus valores em RPVs e precatórios; a ação proposta de forma pioneira pela Ordem gaúcha buscando a revisão da dívida do RS; e o enfrentamento do colapso do Judiciário.

Bertoluci apontou que "tenho que destacar o trabalho desenvolvido pela ESA, em conjunto com a Comissão de Processo Eletrônico e a Secretaria Geral. O resultado é que centenas de advogados vêm sendo capacitados e certificados". Enfatizou ainda que nenhum advogado será cerceado pelo processo eletrônico. "Estamos fazendo o nosso dever de casa nessa ponte de transição. Realizamos inúmeros treinamentos e também o maior evento sobre o processo eletrônico em todo o País, e, em breve, seremos a terceira seccional em número de advogados que possuem certificação digital", reforçou.

O vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, enfatizou que "a Interiorização une os dirigentes de Ordem por um bem comum – que é a advocacia. Sabemos que temos muitos problemas a enfrentar, como a falta de servidores e de juízes nas Comarcas, mas reuniões como essa são importantes para que possamos ouvir as subseções e trabalhar por um dia a dia melhor".

A secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, detalhou o trabalho da Secretaria-Geral. "Quero agradecer a todos pela presença, pois hoje, em uma sexta-feira, lotamos o auditório da URCAMP, para debatermos temas de interesse da nossa classe, por isso desejo um trabalho profícuo e compartilhado", afirmou Maria Cristina.

O diretor-tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, destacou os avanços nas finanças da Ordem gaúcha por meio do aperfeiçoamento dos mecanismos de controle. "Desde 2007, viemos aprimorando a questão financeira da OAB/RS, reforçando nosso comprometimento com os recursos dos advogados. A inadimplência foi reduzida e combatida, o que permitiu a ampliação e o avanço dos serviços prestados pela seccional", referiu.

O diretor-geral da ESA, Rafael Canterji, ressaltou as novidades que a entidade disponibiliza aos advogados, enfatizando que 75% dos advogados inscritos nos cursos EaD são do Interior. "A implantação da modalidade EaD é uma grande progresso para possibilitar a capacitação da advocacia, pois o profissional pode estudar de onde estiver. A modalidade atende, principalmente, as demandas do Interior".

O conselheiro seccional e vice-presidente da CDAP, Arno Winter, avaliou a importância do trabalho da Comissão, que cada vez mais, aperfeiçoa sua atuação na defesa das prerrogativas: "Somos o pronto-socorro do advogado". Ele reforçou o convite aos advogados para que participem da CDAP e integrem as reuniões, levando suas experiências e contribuindo com o trabalho da Comissão.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fábio Scherer de Moura, salientou a importância do contato permanente com as subseções e com os advogados: "É através das subseções que podemos chegar aos colegas, ouvir seus anseios e conhecer as suas necessidades".

O vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, destacou a participação de representantes do Interior do Estado na diretoria da entidade, bem como na formatação de algumas comissões, a exemplo da CDAP e do TED, salientando a integração e a maior aproximação entre as entidades e as subseções. "Essa é uma das nossas principais metas: estar cada vez mais próximos de cada um dos advogados atuantes no Estado do Rio Grande do Sul".

O conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CDTI), Carlos Albornoz, reafirmou a necessidade de a advocacia estar preparada para o processo eletrônico e do constante diálogo para avançar nesse sentido. "Não fossem as subseções apontarem diversos problemas, não teríamos avançado em metade das dificuldades que tínhamos".

Finalizando, o conselheiro federal da OAB/RS, Renato da Costa Figueira, desejou um profícuo e proveitoso trabalho a todos.

Após a abertura, iniciaram as oficinas de trabalho com todos os diversos serviços da OAB/RS e da CAA/RS.

Camila Cabrera                                           Juliana Jeziorny
Jornalista – MTB 16.528                             Jornalista – MTB 15.416

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro