Advogados e advogadas que não registraram o seu voto no pleito de 2024 da OAB/RS tem até o dia 25 de dezembro para encaminhar a sua justificativa de ausência. De acordo com o artigo 26 do Provimento nº 222/2023 do Conselho Federal da OAB, “o voto é obrigatório para todos(as) os(as) advogados(as) inscritos(as) na OAB, sob pena de multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade, salvo a apresentação de ausência justificada, por escrito, no prazo de 30 dias, contado a partir do dia útil seguinte à data da eleição, a ser apreciada pela Comissão Eleitoral Seccional”.
Clique e acesse a íntegra do Provimento.
Como realizar a justificativa?
A justificativa eleitoral deverá ser protocolada via Portal da Advocacia. Os documentos deverão ser digitalizados no formato PDF e anexados ao requerimento. Para acompanhamento do protocolo, contatar a Secretaria-Geral pelo e-mail [email protected].
Sobre as Eleições OAB/RS 2024
Com 77% dos votos válidos, o advogado Leonardo Lamachia, da chapa OAB Mais, venceu as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para o triênio 2025-2027. O pleito, realizado na sexta-feira (22), ocorreu de forma totalmente on-line, mas contou com seções eleitorais em Porto Alegre e no interior do Estado para apoio presencial à advocacia. As subseções gaúchas também elegeram as suas respectivas diretorias. Acesse aqui os resultados.
Com 52.857 advogados e advogadas votantes, o pleito de 2024 teve o maior número de eleitores da história da entidade. Leonardo Lamachia recebeu 38.070 votos (77% dos votos válidos). Paulo Torelly, representante da chapa “Somos Tod@s OAB – Muda OAB/RS”, recebeu 11.439 votos (23% dos votos válidos).
Fonte: OAB/RS