|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.09.17  |  Advocacia   

"As próximas eleições não serão dos partidos políticos. Serão da nação", afirma Breier em discurso na abertura da VIII Conferência Estadual da Advocacia

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, afirmou, nesta quinta-feira (28), que a Ordem possui as condições necessárias para guiar os brasileiros na defesa da democracia. O discurso foi proferido na abertura da conferência magna da VIII Conferência Estadual da Advocacia.

"Vivemos em uma país que, em seus 517 anos, teve 388 anos de escravidão. Tivemos mais 21 anos de ditadura. Se somarmos estes números, fica evidente que são mais de 400 anos de um povo sem expressão, com medo de falar e, acima de tudo, sem voz. Não tivemos 517 anos de governos estáveis neste país. Um presidente cometeu suicídio. Outro renunciou. Outros foram cassados. Por isso, mais do que nunca, precisamos da força da OAB, da força da advocacia para buscar, incansavelmente, levar o exemplo de que podemos mudar. Podemos acreditar na democracia. É por isso que seguiremos na luta pela busca da consolidação da democracia, orientando a sociedade", justificou.

Para Breier, o pleito de 2018 pode ser um divisor de águas na História do Brasil. "As próximas eleições não serão dos partidos políticos. Serão da nação. A socidade tem que fazer a sua escolha e ter a sua responsabilidade", defendeu.

Conquista
O presidente da OAB/RS ressaltou que trabalha por uma gestão de resultado. Lembrou que, em 19 de setembro, o TJRS anunciou que adotará o sistema e-Proc. Explicou que a mudança foi consequência da mobilização da Ordem gaúcha, que se empenhou em sensibilizar o Tribunal sobre as dificuldades do sistema e-Themis e sobre a importância da migração para o processo eletrônico já utilizado no TRF4. "Esta conquista marca, sem dúvida nenhuma, um novo caminhar da advocacia gaúcha junto à Justiça Estadual", refletiu.

Participação da advocacia no planejamento do evento
Durante a explanação, o dirigente explicou que a participação dos advogados e advogadas foi fundamental na organização da VIII Conferência Estadual da Advocacia. "A temáticado evento veio de quem realmente tem que ser ouvida e representada: a advocacia. Em 30 dias, a OAB ouviu a advocacia.Todos os temas dos painéis são temas selecionados, vindos da advocacia gaúcha", justificou. Breier agradeceu pelo grande número de participantes no evento. "Como é bom ver colegas advogados de todos os recantos do Rio Grande do Sul", elogiou.

Ayres Britto
Ricardo Breier discursou pouco antes da conferência magna do ministro Carlos Ayres Britto. O presidente da Ordem gaúcha não poupou elogios ao ex-presidente do STF. "Vossa execelência, quando na presidência do Supremo Tribunal Federal, a maior corte deste país, levou à nação brasileira aquilo que o Poder Judiciário prega: a segurança jurídica da democracia. Muito obrigado por estar conosco. A advocacia gaúcha agradece", resumiu.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro