|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.07.15  |  Advocacia   

Artigo do vice-presidente nacional da OAB: Muito além da nossa segurança

Foi publicado na edição desta quarta-feira (08), no jornal Zero Hora, artigo do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em que aponta a importância de mais policiamento nas ruas e investimento no setor no RS.

Muito além da nossa segurança
Por Claudio Lamachia - vice-presidente nacional da OAB

Não é de hoje que nosso Estado se vê desprovido do sentimento de segurança. Mais do que uma impressão, uma realidade do cotidiano. Basta conversar com amigos e familiares, andar pelas ruas para ter essa certeza. É perceptível que o Estado está em meio a uma grande crise financeira, mas trata-se de um equívoco limitar investimentos em área tão sensível.

A falta de segurança pública se reflete em inúmeras outras searas, em especial na econômica. A pequena economia, que gera considerável contingente de empregos, sofre cotidianamente com os prejuízos causados pelo número reduzido de rondas policiais. São os pequenos roubos que levam o faturamento do dia do pequeno empresário. É a sensação de insegurança dos clientes, que já se afastam das ruas temendo serem as próximas vítimas, que igualmente afeta nossa economia.

Historicamente, a OAB se posiciona pela melhoria na estrutura prisional. Denunciamos a degradação estrutural e humana do Presídio Central de Porto Alegre e de inúmeras penitenciárias do Estado e do país.

Verdadeiras escolas do crime, essas são incapazes de reabilitar quem quer que seja. Governos se sucedem e tratam do tema como secundário, forçados pelas questões econômicas, mas também pela ideia equivocada de que o assunto esteja limitado à esfera criminal, o que não é verdade.

Segurança é um dos elementos do ciclo virtuoso do fomento à economia. Bares e restaurantes, apenas para exemplificar, se enchem de pessoas, o que estimula a criação de mais empregos, gerando maior arrecadação, propiciando que o poder público possa investir cada vez mais no bem-estar da sociedade.

Quanto o poder público deixa de arrecadar com os turistas que desistem de visitar o RS por medo da violência? A Copa do Mundo nos deu um bom exemplo de que existem meios para diminuir os índices de violência: o policiamento ostensivo e o uso da tecnologia. A efetivação do uso de câmeras ligadas às delegacias pode também ser um implemento à garantia da liberdade de ir e vir com tranquilidade.

É preciso que haja cada vez mais policiais atuando nas ruas. Está comprovado que podemos viver com mais segurança, e aumentar o efetivo da Brigada Militar e da Guarda Municipal é o início da transformação de que precisamos.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro