|   Jornal da Ordem Edição 4.580 - Editado em Porto Alegre em 30.07.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.07.25  |  Cursos e Eventos   

Aprendizado e movimento: desbrave locais icônicos do Centro de Porto Alegre durante a Cidade da Advocacia

 No coração de Porto Alegre, onde a tradição e a modernidade se entrelaçam, a Cidade da Advocacia se transforma em ponto de partida para um roteiro pelos tesouros do Centro Histórico. Entre 5 e 9 de agosto de 2025, advocacia e estudantes de Direito poderão aliar a intensa programação de palestras, workshops e networking a passeios por espaços que contam a história e a alma da capital gaúcha.

Leia mais e inscreva-se: Maior evento jurídico gratuito do Sul do Brasil: Cidade da Advocacia está com inscrições abertas

“Recebemos colegas de todas as querências do Rio Grande, assim como de outros Estados, com orgulho e hospitalidade. Espero que, após as atividades na Cidade da Advocacia, cada um leve na bagagem não apenas novos conhecimentos, mas também as belas lembranças dos recantos históricos e culturais desta cidade pela qual temos tanto carinho”, convida Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS.

Como sugestão, o ponto de partida do roteiro é a Cidade da Advocacia e o final na Praça dos Açorianos – em frente à sede da Ordem gaúcha. Ao lado da programação jurídica da Cidade da Advocacia, mergulhe nesse mosaico de memórias, arte e sabor que só o Centro Histórico de Porto Alegre oferece. Afinal, não há melhor forma de entender a alma de uma cidade do que caminhando por seu passado e por seus espaços de convivência — tudo a poucos passos do seu mais importante evento jurídico.

 

A Cidade da Advocacia não é apenas um grande encontro de profissionais do Direito, é um centro de aprendizado e capacitação em que cada painel e debate se converte também em oportunidade de ampliar sua rede de contatos. Localizada no rejuvenescido Cais Embarcadero, ela marca o ponto de partida perfeito para explorar atrações que ficam a poucos minutos do evento, começando pela orla do Guaíba.

Endereço: Cais Embarcadero – Av. Mauá, nº 1050
Funcionamento: Das 9h às 19h
Mais informações: www.cidadedaadvocacia.com.br

 

Inaugurada em 11 de novembro de 1928, projetada na Inglaterra e movida a carvão mineral, a Usina do Gasômetro contribuiu decisivamente para a modernização de Porto Alegre e do Brasil. Tombada em 1983, passou de usina ao ar livre a vibrante centro cultural em 1991, abrigando cinema, galerias e auditórios em seus seis pavimentos de tijolos e concreto armado. A imponente chaminé de 117 metros segue como marco geográfico à beira do Guaíba, oferecendo vistas inesquecíveis do pôr do sol.

Endereço: Cais do Porto - Largo do Trabalho, nº 46
Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 18h 

 

Onde antes ficava o Hotel Majestic, erguido entre 1916 e 1933 pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, hoje pulsa um dos maiores polos de artes de Porto Alegre. Inaugurada em 25 de setembro de 1990, a Casa de Cultura Mário Quintana homenageia o grande escritor gaúcho, abrigando auditórios, bibliotecas, galerias temáticas, oficinas e até o “Quarto do Poeta”, onde Quintana viveu. O jardim Lutzenberger e a Galeria Augusto Meyer fazem desse espaço uma imersão em literatura, música e artes visuais.

Endereço: Rua dos Andradas, nº 736
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h
Mais informações: @ccmarioquintana

 

Criado em 1954 e instalado em seu edifício neoclássico de 1916 na Praça da Alfândega, o MARGS guarda mais de 5.700 obras – da pintura do século XIX às instalações digitais contemporâneas. Sob a cúpula de iluminação natural, o acervo reúne nomes gaúchos e nacionais, além de acervo documental e bibliográfico raríssimo. As Salas Negras e as exposições “Acervo em Movimento” revelam a rica história das artes visuais sul?rio?grandenses.

Endereço: Praça da Alfândega, s/n
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h
Mais informações: www.margs.rs.gov.br

 

Desde 1869, esse edifício neoclássico é o ponto de encontro para gastronomia, comércio e tradições. Bancas de erva?mate, peixarias, açougues, cafés e restaurantes convivem com lotéricas e artesanato. A cobertura metálica de 1962 e o pátio arborizado celebram séculos de sociabilidade urbana. Experimente a gastronomia local ou prove frutos do mar frescos em um dos bares centenários.

Endereço: Largo Jorn. Glênio Péres, nº 1
Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h30 às 19h. Domingos, das 9h às 15h
Mais informações: www.mercadopublico.com.br

 

Instalada em 1912 na Praça da Matriz, a grandiosa Biblioteca Pública é patrimônio estadual e nacional. Com salas esculpidas em mármore e murais decorativos em estilos neoclássico, egípcio e mourisco, o espaço abriga relatórios históricos desde 1860, obras raras dos séculos XVI a XIX e um vasto acervo de periódicos. Aberta de terça a domingo, seu Salão Mourisco recebe saraus, recitais e exposições temporárias.

Endereço: Rua Riachuelo, nº 1190
Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 18h. Sábados, das 10h às 17h
Mais informações: www.bibliotecapublica.rs.gov.br

 

Guardiã do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, a Praça Marechal Deodoro pulsa há 250 anos como epicentro de manifestações, eventos culturais e turismo. Ao redor, ergue?se a Catedral de Porto Alegre, o Theatro São Pedro, o Palácio Farroupilha e o Museu Júlio de Castilhos. A calçada de pedras brancas e pretas e o monumento a Júlio de Castilhos celebram as lutas e conquistas do Estado.

 

Erguida entre 1921 e 1986, com projeto renascentista de Giovanni Giovenale, a Catedral domina o horizonte com sua cúpula de 65 metros. No interior, quatro pilares monumentais sustentam uma nave que acolhe 1.100 visitantes. A cripta histórica abriga o Café da Catedral e visitas guiadas permitem conhecer as carrancas indígenas, os mosaicos de Murano e a pintura de Aldo Locatelli no presbitério.

Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 1047
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h30 às 19h. Sábados e domingos, das 8h30 às e das 14h às 19h.
Mais informações: www.catedralpoa.com.br

 

Ponto final desse circuito, a Praça dos Açorianos, adotada pela OAB/RS em 2009, preserva a Ponte de Pedra de 1848 e o Monumento aos Açorianos de Carlos Tenius. Dois lagos espelhados, gramados e ciclovias compõem 18 mil m² de lazer. A poucos passos da sede da Ordem gaúcha, o local convida ao piquenique, à leitura sob as árvores e à contemplação da arquitetura modernista ao redor. 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro