|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.04.13  |  Advocacia   

Após percorrer oito subseções, Fara destaca importância do planejamento e da gestão

Durante dois dias, o coordenador das subseções participou de encontros de trabalho em Lavras do Sul, Caçapava do Sul, São Gabriel, Cacequi, Santiago, Santa Maria, Agudo e São Sepé.

O coordenador das subseções e conselheiro seccional Jorge Fara, percorreu durante a última quinta (11) e sexta-feira (12), as subseções de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, São Gabriel, Cacequi, Santiago, Santa Maria, Agudo e São Sepé.

O motivo dos encontros foi o projeto de interiorização e regionalização que a Coordenadoria das Subseções está realizando. A iniciativa visa realizar um mapeamento das principais necessidades das subseções, assim como auxiliá-las a implementar ferramentas para montar um plano de gestão, para que seja possível estabelecer uma parceria cada vez maior entre a seccional e as OABs do Estado.

Segundo Fara, esse projeto está percorrendo todas as 106 subseções do Estado até junho, e que esse papel de aproximação entre a seccional e os advogados do interior é de fundamental importância para a evolução da entidade, e o crescimento de qualificação no atendimento ao profissional. "Esse mapeamento que estamos fazendo das subseções vai nos permitir municiar as subseções com métodos de trabalho que as deixem aparelhadas para quem quer que sejam seus dirigentes, elas funcionem perfeitamente", afirmou.

Confira os principais assuntos em cada subseção:

Lavras do Sul

Em reunião com o presidente, Mário Antônio Mazzine da Silveira e demais dirigentes, foram relatadas as carências com os equipamentos de informática.

Mazzine da Silveira citou o bom relacionamento com o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e também com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), que sempre realizou mutirões com a ambulância para realizar atendimentos.

Com relação à Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Fara relatou que o projeto das Caravanas das Prerrogativas, que foi iniciada com o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, seguirá nos mesmo moldes através do atual presidente da CDAP, Eduardo Zaffari.

No encontro, Mazzine da Silveira expôs que o principal objetivo da gestão para o próximo triênio é aplicar os recursos em prol dos advogados da subseção, melhorando o seu atendimento. Outro fator apontado foi o aprimoramento das ferramentas de gestão.

Caçapava do Sul

Fara foi recebido pelo presidente da subseção, Aldo Azevedo da Silva. De acordo com o dirigente a iniciativa da seccional em reunir-se com as subseções é de extrema valia para a evolução e aperfeiçoamento da relação entre as duas partes. Um dos principais assuntos debatidos foi a dificuldade que os advogados do Interior enfrentam com o processo eletrônico.

Foi destacada a importância da capacitação da diretoria em temas do TED , além dos problemas com a 2° Vara Cível, que possui juiz e promotor, mas tem carência de servidores.

São Gabriel

Na subseção, Fara foi recebido pelo presidente Augusto Solano Lopes Costa, e o conselheiro federal da OAB/RS, Renato da Costa Figueira. Na reunião, foram relatados os problemas do processo eletrônico, assim como a carência dos equipamentos de informática na Justiça do Trabalho. Também foi apontado o desejo de trazer os cursos telepresenciais para a subseção.

Outro assunto debatido foi a necessidade da instalação de uma Vara Federal na comarca. Por fim, Solano relatou a situação trágica que a subseção vive na 1° Vara Cível, que está sem juiz desde abril de 2012 e possui nove mil processos, além da falta de servidores.

Cacequi

O principal tema da reunião com a presidente da subseção, Renata Silveira Berrueta, e os dirigentes, foi a dificuldade que o processo eletrônico impõe às subseções que enfrentam uma necessidade de melhora nos equipamentos de informática.

Segundo Fara, a Ordem gaúcha não deixará que isso exclua os advogados. "A gestão está buscando equipar as subseções com subsídios que permitam que o advogado consiga trabalhar com o processo eletrônico", afirmou.

Foi relatado o interesse de implementar os cursos telepresenciais da ESA na subseção. Também foi discutido o projeto da atual gestão da Ordem gaúcha de realizar uma instrumentalização e modernização no TED, para que ele passe a atuar com cada vez mais eficácia e rapidez.

Santiago

O roteiro de quinta-feira (11) foi finalizado na subseção de Santiago, onde Fara foi recebido pelo presidente, José Marcelo Lemos Palmeiro. No encontro foram relatados problemas com os equipamentos de informática, pois a internet não atende à demanda do processo eletrônico.

Também foi exposta a importância de capacitação dos membros da diretoria com relação aos procedimentos e realizações do TED. Outro assunto em pauta foi a dificuldade da subseção em conseguir convênios para CAA local.

Ainda foi destacada a preocupação com o aviltamento de honorários. No caso, Fara lembrou que a OAB/RS possui desde 2007 a sua ouvidoria de honorários. "Isso permite que os profissionais entrem em contato direto com a entidade e se manifestem quando se sentirem aviltados ao verem arbitrados os seus honorários" destacou o dirigente.

Santa Maria

Na visita que iniciou o segundo dia de interiorização e regionalização, Fara foi recebido pelo vice-presidente Alessandro Oliveira Ramos, e também demais integrantes da diretoria.

Ramos destacou que é preciso implementar mais cursos telepresenciais da ESA, pois o aperfeiçoamento e qualificação dos advogado da subseção é de fundamental importância.

Também foi trazida a necessidade da realização de treinamentos para os diretores e conselheiros da Ordem local em relação ao funcionamento do TED.

Outro ponto destacado foi a preocupação com o aviltamento de honorários e também outros eventuais abusos das prerrogativas dos advogados. Sobre o tema, Fara lembrou que o projeto da Caravana das Prerrogativas, que iniciou na gestão passada, através do atual presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, terá continuidade com o presidente da CDAP, Eduardo Zaffari, e mapeará todos os tipos de infrações à advocacia.

Agudo

O presidente de Agudo, Ditmar Adalberto Strahl, juntamente com a sua diretoria, reuniu-se com Fara. Na pauta da reunião estava o desejo da subseção de contar com as palestras telepresenciais na subseção, além da importância de um treinamento relativo aos procedimentos do TED. Outro ponto frisado foi a dificuldade de realizar convênios para a CAA local.

São Sepé

Entre os assuntos tratados no encontro entre Fara e o presidente da subseção, Paulo Ricardo de Barros Coradini, foram relatados os problemas relativos aos equipamentos de informática, com destaque para a má qualidade da internet, que influencia diretamente nos advogados que precisam do serviço devido ao processo eletrônico.

A atuação da CDAP foi elogiada devido à celeridade do atendimento aos advogados que tiveram suas prerrogativas violadas.

No final, Fara destacou a importância da otimização dos recursos da entidade. "Precisamos aperfeiçoar as ferramentas que já existem, para que com os poucos recursos que temos possamos aplicá-los da melhor maneira possível", constatou o dirigente.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro