|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.03.10  |  Advocacia   

Ampliação do projeto de interiorização é uma das metas da gestão da Ordem gaúcha

Durante a posse da diretoria da OAB/RS, dos conselheiros seccionais e federais da entidade, da CAA/RS, da ESA e do TED, ocorrida no dia 11 de março, no Teatro Dante Barone, o presidente Claudio Lamachia traçou como uma das metas da gestão para o triênio 2010/2012 a ampliação do projeto de interiorização da Ordem gaúcha.

Segundo ele, ao assumir a presidência em janeiro de 2007, no segundo dia de gestão já foi iniciado o compromisso de interiorizar a Ordem em visita a Uruguaiana, distante 635km de Porto Alegre. “Em três anos, foi rigorosamente cumprindo o compromisso de interiorizar a OAB/RS, tanto que recriamos a Coordenadoria das Subseções. As 105 subseções foram visitadas diversas vezes, debatemos diretamente com os juízes das Comarcas o não-aviltamento dos honorários e realizamos a defesa das prerrogativas em Desagravos Públicos pelo Interior". "Além da constante integração e parceria com os dirigentes das subseções em visitas aos seus municípios, as portas do gabinete da presidência, na Capital, sempre estiveram abertas para receber os nossos colegas do Interior e suas demandas em prol da classe”, destacou Lamachia, que ainda salientou: “Apoiamos e encampamos todos os pleitos das subseções para a ampliação da prestação jurisdicional em reuniões com as presidências do TJRS, TRF4 e TRT4 em busca de novas Varas e da manutenção das já existentes”.

O presidente da OAB/RS lembrou ainda a realização das Interiorizações Regionalizadas e a liberdade das subseções para deliberarem assuntos nos Colégios de Presidentes, a cada semestre desses três anos de gestão. “Inauguramos 10 sedes de OABs no Interior e estão em fase de conclusão outros 10 prédios em todo o Estado. Vamos avançar mais com o projeto ‘Nenhuma Subseção Sem Sede’, que padroniza as construções, gerando economia de custos. Realizamos o reaparelhamento e manutenção, através de nossas subseções, das 260 salas da OAB nas Comarcas e garantimos, nesta gestão, os repasses de verbas rigorosamente em dia para as subseções”, ressaltou o dirigente da Ordem gaúcha.

Em relação à entrega da Medalha Leonardo Macedônia, com a qual o presidente da OAB/RS homenageou os ex-presidentes de subseções da Ordem no Estado nas cidades em que atuaram, Lamachia saudou: “Criamos em 2008 esta comenda para homenagear aqueles que efetivamente fizeram da OAB uma entidade respeitável, ressaltando o importante papel de cada um deles, que, de forma absolutamente voluntária, desempenharam importante função na história da Ordem gaúcha, muitas vezes sacrificando seu lado profissional e o convívio familiar”.
 
Ao registrar a importância da ESA e da Caixa de Assistência no projeto de interiorização da OAB/RS, Lamachia apontou os cursos telepresenciais e a ampliação dos serviços médicos e de convênios no Interior. “Já instalamos mais de 50 antenas de transmissão via satélite para aulas telepresenciais da ESA, possibilitando cursos de aperfeiçoamento de qualidade para os advogados de todas as regiões do Estado. Por sua vez, a Caixa já possui delegados nas 105 subseções, adquiriu novas ambulâncias para atender ao Interior e garantiu convênios em diversas áreas, como médico-odontológica e farmacêutica (Farmácias Capilé)”, citou o presidente da seccional.

Triênio 2010/2012 inicia com presença constante da diretoria da OAB/RS no Interior

Desde o início da gestão para o triênio 2010/2012, a diretoria da OAB/RS e da CAA/RS prosseguiu, de forma ainda mais intensa, com os roteiros de interiorização, visitando os advogados dos municípios de Cruz Alta, Canoas, Esteio, Caxias, Santa Maria, Marau, Caxias do Sul, Taquari, Capão da Canoa, Farroupilha, Garibaldi, Palmares do Sul, Tramandaí, Imbé, Torres, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Ibirubá, Espumoso, Soledade, Lajeado, Osório, Vacaria, Cacequi, São Gabriel, Santo Antônio da Patrulha, Jaguarão, Santa Rosa, Gravataí, Frederico Westphalen, Cachoeirinha, São Borja, São Luiz Gonzaga, Ijuí, Carazinho, Lagoa Vermelha, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Nonoai, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul e Santiago.

A partir desta segunda-feira (22), ainda serão visitadas as subseções de São Sebastião do Caí, Canoas, Espumoso, Panambi, Júlio de Castilhos, Uruguaiana, Cruz Alta, Quaraí, Ijuí, Montenegro, Santana do Livramento, Não-Me-Toque, Rosário do Sul, Getúlio Vargas, Camaquã, Itaqui, Viamão, Bagé, Venâncio Aires, Santa Rosa, Alegrete e Carazinho.

Em todas as visitas que realiza pelo Estado, Lamachia e demais membros da seccional prestam contas da gestão, buscando destacar as ações em prol da classe. “Demandas locais da advocacia, mas que atingem à classe como um todo, também são lembradas nas visitas, como é o caso da compensação dos honorários”, lembrou o presidente da Ordem gaúcha. Segundo ele, são fundamentais as viagens para aproximar a seccional dos advogados do Interior e prestigiar a OAB local. “A presença da Ordem garante também o respeito às prerrogativas profissionais”, assegurou Lamachia.
Subseções têm voz ainda mais ativa no Conselho Seccional

Os reflexos da interiorização da Ordem gaúcha se dão também junto ao Conselho Seccional da OAB/RS, empossado na última quinta-feira (11), com o Teatro Dante Barone lotado de advogados e importantes autoridades da sociedade gaúcha. A solenidade foi um marco histórico da entidade pelo prestígio dedicado à classe na posse dos conselheiros seccionais e federais, que contou com a presença dos presidentes de todos os tribunais do Estado (TJRS, TRF4, TRT4, TCE e TJM); parlamentares estaduais e federais; autoridades estaduais e municipais, entre elas o o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, o secretário estadual da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüller; dirigentes de entidades de classe; deputados e vereadores de todos os partidos, presidentes de várias seccionais da OAB de outros estados e dos próprios presidente e vice-presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante e Alberto de Paula Machado.

Entre os membros do Conselho Seccional da OAB/RS estão ex-presidentes e ex-dirigentes das subseções, registrando a marca do projeto de interiorização da entidade. Na diretoria da entidade estão o vice-presidente Jorge Estevão Maciel (Santa Maria), a secretária-geral Sulamita Santos Cabral (Uruguaiana) e a secretária-geral adjunta Maria Helena Dornelles (Vacaria).

O Interior também está presente no CFOAB, em Brasília, com os ex-presidentes da OAB/RS e conselheiros federais oriundos de Guaporé, Clea Carpi da Rocha, e de São Gabriel, Renato da Costa Figueira. Na diretoria da CAA/RS, representam o Interior a vice-presidente, Ivete Dieter (Novo Hamburgo), o secretário-geral, Daniel Júnior de Melo Barreto (Caxias do Sul) e a secretária-geral adjunta, Cinara Frosi Tedesco (Passo Fundo).

Confira a relação dos 39 conselheiros seccionais oriundos do Interior:

Alexandre Bisognin Lyrio (Erechim), Alexandre Fernandes Gastal (Pelotas), Aldi Pedro Brandão (Santa Rosa), Carlos Henrique Klaser Filho (Novo Hamburgo), Carlos Thomaz Ávila Albornoz (Santana do Livramento), Carmelina Ida Mazzardo (Canoas), César Souza (Carazinho), Eduardo Ferreira Bandeira de Mello (Alegrete), Fábio Scherer de Moura (Pelotas), Gilberto Kerber (Santo Ângelo), Glênio Meirelles Ferrugem (Bagé), Itamar Antônio Moretti Basso (Passo Fundo), Jerson Eusebio Zanchettin (Lajeado), João Ulisses Bica Machado Filho (Guaíba), Jorge Luiz Dias Fara (Bagé), José Carlos Carles de Souza (Passo Fundo), José de Oliveira Ramos Neto - in memoriam (Caxias do Sul), Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (Jaguarão), Miguel Antônio Silveira Ramos (Rio Grande), Nelson Robert Schonardie (Gravataí), Pacífico Luiz Saldanha (Uruguaiana), Ricardo Munarski Jobim (Santa Maria), Rosângela Maria Herzer dos Santos (São Leopoldo), Sérgio Miguel Achutti Blattes (Santa Maria), Viviane Cristina Potrich (Canoas), Alfredo Bochi Brum (Santiago), Eder Vieira Flores (Canoas), Getúlio Pereira Santos (Cachoeira do Sul), Imar Santos Cabeleira (São Borja), José Otávio Lopes Luz (Santa Cruz do Sul), Luis Alberto Gonçalves Silva (Bagé), Luis Alberto Machado (Santo Ângelo), Maria Aparecida Bergamo Finger (Tramandai), Maria Luiz Sfoggia Romagna (Bento Gonçalves), Noli Schorn (Ijuí), Olavo Amaro Caieron (Vacaria), Pedro Furian Sessegolo (Cruz Alta), Tarcisio Vendrusculo (Frederico Westphalen) e Victor Hugo Muraro Filho (Lagoa Vermelha).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro