|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.11.08  |  Diversos   

Aluno de curso extinto tem direito à nova graduação

A Associação Potiguar de Educação e Cultura (APEC) foi obrigada a realizar uma nova matrícula para um então estudante, cujo curso inicial foi extinto, em 2003, por não atender as exigências do Ministério da Educação (MEC). A instituição também foi condenada ao pagamento de indenização por dano moral, no valor de R$10 mil, pelo fato de não ter, no período de cinco anos, realizado o reingresso do aluno. A decisão é da 1ª Câmara Cível do TJRN.

De acordo com os autos, o estudante estava matriculado em curso de graduação tecnológica e, mesmo após ser extinta a habilitação, não foi realizada a nova matrícula em outro curso, deixando, inclusive, de atender a diversas tentativas de acordo propostas pelo discente, conforme demonstram os documentos nas folhas 20 e 57.

O relator do processo, juiz Kennedi Braga, destacou que, de um lado, a universidade está autorizada a extinguir cursos que não estejam em consonância com as normas do Ministério da Educação, o que não resulta em ilegalidade na prática deste ato. De outro lado, por se tratar de relação de consumo, “agiu com ilegalidade ao não solucionar o problema enfrentado pelo aluno, em afronta às disposições encartadas no Código de Defesa do Consumidor”.

A decisão também definiu que não é cabível se falar em atualização do valor da mensalidade a ser pago pelo aluno, uma vez que a prestadora de serviços deve assumir o risco do negócio, devendo, assim, manter a equivalência do valor ao curso extinto. (Apelação n° 2008.007543-4).





...........
Fonte: TJRN

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro