|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.04.07  |     

Agressão verbal a árbitros de futebol não justifica pedido de indenização

"Somente o fato da ocorrência de agressão verbal a um árbitro de futebol, não gera o direito à reparação por danos morais. Se assim fosse, tal fato tornar-se-ia fonte inesgotável de renda”.

Nessa reflexão, o juiz da 14ª Vara Cível de Belo Horizonte, Estevão Lucchesi de Carvalho, não acatou os pedidos de indenização por danos morais, feitos por um árbitro de futebol e seu assistente.

Os nomes das partes não foram disponibilizados pelo TJ de Minas Gerais, ao revelar (de forma incompleta) o caso judicial.

O magistrado avaliou as adversidades presentes no meio futebolístico e concluiu que não há quem participe do evento que escape de um dissabor. Mas, ressaltou: “não se quer, aqui, legitimar ações grotescas, como xingamentos e outros fatos depreciativos, mas é relevante notar que cabe à própria Federação Mineira de Futebol, ou ao próprio time envolvido, corrigir e punir atos que possam constituir transgressão de conduta ou que possam acarretar, nos campos, ambiente não adequado e que acabam por insuflar violência”.

Os árbitros, integrantes do quadro da CBF, relataram que foram escalados para arbitrarem uma partida de futebol entre duas equipes mineiras, numa disputa pelo Campeonato Mineiro de 2004. Num certo momento do jogo, um pênalti foi marcado. Por discordarem dessa marcação, o técnico, o dirigente esportivo e outros integrantes da equipe contestaram e invadiram o campo.

Após o controle do tumulto, o árbitro expulsou o técnico do time em razão de agressões verbais e da invasão de campo. O dirigente do clube concedeu entrevistas a inúmeras emissoras de rádio e televisão, com dizeres infames e indecorosos contra os árbitros.

Segundo os árbitros, os atos feriram a moral, a honra e a dignidade deles, causando-lhes danos irreversíveis. Alegaram que as injúrias e as acusações geraram grande repercussão na imprensa. A situação causou-lhes aflição, angústia e desequilíbrio em seu bem estar psicológico. Depois do ocorrido, eles mal podiam sair de casa. Disseram que não são criminosos, marginais ou ladrões, como foi bradado. “São pais de família, homens que espelham o crescimento e formação dos filhos”, desabafaram.

Pediram indenização em face do clube de futebol, do técnico e do dirigente desportivo.

Os réus argumentaram que não tiveram a intenção de ofender moralmente os árbitros. Agiram com "exaltação provocada pela situação", e que todo o comportamento fora fruto de erro dos árbitros.

O magistrado referiu que os árbitros são “reconhecidamente pessoas qualificadas no cenário nacional, e profissionais de grande experiência". Considerou que avaliar e julgar os fatos em fração de segundos, sem o recurso dos diversos ângulos proporcionados pela TV, é missão difícil. Por isso, “são passíveis de justificáveis erros e merecedores de nossa maior compreensão”, avaliou.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro