|   Jornal da Ordem Edição 4.300 - Editado em Porto Alegre em 17.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.09.11  |  Diversos   

Agora Chega: Marcha contra a corrupção reúne centenas de participantes no dia 20 de setembro

Em 5 km de caminhada, entre a Avenida Pinheiro Borda e o Parque da Harmonia, os manifestantes mostraram a sua indignação contra a corrupção na administração pública, o desejo de ética na política e a luta por um País mais justo, além de cantarem o Hino Rio-Grandense e entoarem palavras de ordem.

Com o apoio da OAB/RS e de diversas entidades, por meio do Movimento Agora Chega! – assim como na marcha do dia 07 de setembro –, a manifestação foi organizada através das redes sociais, contando com a participação de jovens "Caras Pintadas" e de pessoas de todas as idades.
 
Em 5 km de caminhada, os manifestantes mostraram a sua indignação contra a corrupção na administração pública, o desejo de ética na política e a luta por um País mais justo. Sob gritos de "O povo acordou, o povo decidiu, ou para a roubalheira, ou paramos o Brasil!", a marcha partiu das proximidades da Av. Pinheiro Borda, percorrendo a Avenida Edvaldo Pereira Paiva até o Parque da Estância da Harmonia.
 
Após a apresentação do Piquete da OAB/RS no Desfile Farroupilha, os tradicionalistas da entidade juntaram-se ao movimento contra a corrupção, bem como alguns expectadores que assistiam a celebração.
 
Ao adentrarem a Estância da Harmonia, a marcha foi aplaudida e apoiada pelo público dos diversos piquetes.
 
Durante o percurso, participantes da marcha cantavam o Hino Rio-Grandense e entoavam palavras de ordem: "Vem! Vem com a gente. Queremos um futuro diferente!"; "Você aí parado, também é explorado"; País de verdade não tolera impunidade"; "Abaixo a corrupção. Chega de político ladrão, o povo não é bobo não" ; "Não tem dinheiro para educação, mas tem dinheiro pro mensalão"; "O povo unido, jamais será vencido"; e "Vem, vem, vem pra luta vem, aqui na rua!".
 
Além disso, eles carregavam faixas e cartazes com os seguintes dizeres: "Agora Chega! – Movimento contra à impunidade e à corrupção"; "Acorda Brasil"; "É hora der agir, basta!"; "O Brasil exige dignidade"; "Novo Pacto Federativo já"; "Brasil mostra tua cara"; "O povo está na UTI"; "Somos roubados desde 1500. Vamos dar um basta"; "O mundo muda a cada gesto teu"; "Tricoteiras dos Precatórios"; "Povo que festeja o passado, mas é omisso no presente não tem futuro"; "O que você tem a ver com a corrupção?"; e "Não alimente a corrupção, é você quem paga esta conta", entre outras.
 
Estavam presentes o presidente em exercício da OAB/RS, Jorge Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; o patrão do Piquete da OAB/RS e coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer; o presidente da OAB São Leopoldo, João Cláudio da Silva; a presidente da AGETRA, Tânia Reckziegel; a presidente de Comissão de Defesa do Consumidor, Teresa Moesch; e representantes da Maçonaria, do Observatório Social, dos Conselhos de Contabilidade, de Nutricionistas, de Relações Públicas e de Serviço Social; e da ANAJUR, entre outras entidades e associações.
 
Agora Chega
 
O Movimento Agora Chega continuará pela internet por meio do site www.agorachega.org.br e pelas redes sociais no Twitter @Agora_Chega e no Facebook Oabrs Seccional.
 
Os cinco principais itens defendidos na marcha e que constam no manifesto firmado por mais de uma centena de entidades da sociedade civil organizada – durante evento ocorrido no dia 07 de setembro, na sede da OAB/RS – são os seguintes: a aplicação das disposições da Lei Ficha Limpa em todos os níveis da administração pública; o fim da extensão do foro privilegiado e a revisão dos critérios de sua concessão; a análise e a revisão dos critérios para apresentação de emendas parlamentares individuais ao orçamento da União; a aprovação da PEC 50/2006 que prevê o fim do voto secreto no Congresso Nacional; e a aprovação do PL que inclui os delitos de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa no rol de crimes hediondos.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro