|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

03.04.07  |     

Afastados os oficiais de justiça acusados de embolsar propina

O corregedor-geral de Justiça de Santa Catarina, desembargador Newton Trisotto, determinou o afastamento de oficiais de justiça envolvidos em casos de suspeita de recebimento de propina. O caso foi escancarado em matéria divulgada em rede nacional pela Tv Record, na última terça-feira (27 de março).

A reportagem produzida flagrou oficiais de justiça sendo "gratificados" para apreender carros financiados que não foram pagos por seus compradores.

"É uma situação grave, que impõe medidas fortes", garantiu Trisotto. Os servidores são das cidades de Imbituba e Laguna, no sul do Estado catarinense. As informações são do jornal Diário do Litoral, de Itajaí (SC).

Os jornalistas da Record conseguiram levantar as informações após uma pessoa que faz o serviço de "localizador" dos automóveis - para  um escritório de Advocacia - ter contado  que "seu trabalho é encontrar veículos financiados por velhacos e que ele é quem passa pros oficiais o serviço. Mas que os cabras só cumprem a apreensão rapidinho se a mão for molhada. E bem molhada".

Conforme a reportagem, os oficiais recebem em média 200 reais por veículo apreendido. Só em Imbituba foram expedidos 125 mandados de busca e apreensão no ano passado e 80% deles foram cumpridos.

Na mesa do corregedor 25 casos desse tipo de prática estão sendo apurados. Os nomes dos oficiais afastados não foram divulgados.

 

 



 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro