|   Jornal da Ordem Edição 4.292 - Editado em Porto Alegre em 07.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.12.09  |  Advocacia   

Advogados utilizam e aprovam horário matutino exclusivo de atendimento nos Foros

Tranquilidade, agilidade na prestação de serviços e atendimento especializado. Essas são as principais vantagens apontadas pelos profissionais no primeiro dia de funcionamento do atendimento exclusivo aos advogados e estagiários, das 8h30min às 10h30min, na Justiça Estadual de 1º Grau.
 
A medida foi conquistada pela OAB/RS no âmbito administrativo do TJRS no início de novembro, após constantes reuniões da entidade com a Presidência do Tribunal, a Corregedoria-geral de Justiça e a direção do Foro da Capital.
 
Advogados aprovam o novo horário
 
Na manhã desta terça-feira (1º), diversos advogados procuraram os cartórios do Foro Central para aferir na prática o atendimento personalizado prestado aos operadores do Direito.
 
Acostumado a utilizar os serviços judiciais a partir da primeira hora da tarde, o advogado José Maurício Freitas Czubinski, OAB nº 64.256, estava no Foro desde as 8h30min, e, após 25 minutos, já tinha ido a quatro cartórios, restando apenas um para percorrer nesta manhã. “Esse horário vai agilizar o trabalho, pois agora voltarei para o escritório e terei o dia inteiro para me preocupar com outras tarefas profissionais. Não tenho dúvida de que esse horário melhorou bastante o nosso trabalho”, afirmou Czubinski.
 
Para a advogada Euridice de Moraes Chagas, OAB nº 48.165, a mudança do horário de atendimento colaborou muito para o desenvolvimento do trabalho dos escritórios de advocacia. “O período da manhã vai fazer com que o movimento do Foro se dilua, porque os advogados e os estagiários terão condições de acessar as Varas com mais tranquilidade. Antes, além do horário reduzido, as partes também estavam presentes, o que dificultava o trabalho. Logo no primeiro dia já aproveitei e aprovei o horário novo”, destacou Euridice.
 
Na avaliação do advogado Fernando Brilmann, OAB nº 45.728, a mudança é válida, pois à tarde tem mais filas e pela manhã o fluxo é mais tranquilo. “Dentro desse horário eu posso fazer muito mais coisas em muito menos tempo”, disse. Segundo ele, quando o atendimento não era exclusivo, os cartórios sempre estavam cheios. “É muito mais agradável pela manhã pela facilidade dos serviços”, afirmou Brilmann.
 
De acordo com a advogada Anelise Camargo Bittencourt, OAB nº 58.909, o atendimento cartorário está mais ágil e personalizado às necessidades dos profissionais. “Estou achando ótima a exclusividade, porque pela parte da manhã o Foro Central está vazio. Como sou advogada da subseção de Sapucaia do Sul, tinha dificuldade de vir no Foro mais cedo e também porque só tinha uma hora de atendimento. Acredito que a ampliação do horário vai facilitar bastante a atuação dos advogados”, salientou Anelise.
 
Com relação ao horário exclusivo para atendimento dos profissionais do Direito, a advogada Maria Cristina Ritter, OAB nº 30.917, considerou a mudança excelente. “Se começa bem o dia já passando no Foro, buscando os processos, vendo as pendências. Já o período do meio da manhã atrapalha as atividades do escritório”, analisou Maria Cristina, que em 30 minutos já tinha ido a três Varas.
 
A advogada Caroline Vicente Cabreira, OAB nº 60.310, argumentou que a exclusividade facilitou o trabalho do profissional durante o dia, pois agora pode usufruir da manhã para outras atividades, como o atendimento ao seu cliente. “Uma funcionária de um cartório me disse que seria melhor se boa parcela dos advogados viessem no horário da manhã, para desafogar o período da tarde”, comentou Caroline.
 
Na opinião da advogada Nádia Ferreira Ribeiro, OAB nº 29.944, o dia de trabalho dos profissionais é ampliado com a medida. “Achei ótima a mudança, pois facilita bastante a atuação de todos os advogados. Antes tínhamos que aguardar até às 10h30min para o atendimento no Foro. É mais um benefício para nossa classe”, citou Nádia.
 
Produzido pela equipe de reportagem do Jornal da Ordem: Rodney Silva, Juliana Jeziorny, Liziane Lima, e Raiza Roznieski.
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro