A Ordem gaúcha realizou, na noite da quarta-feira (7), a primeira reunião aberta da atual gestão com representantes das principais entidades da advocacia trabalhista do Estado: SATERGS, ABA, AGETRA e ABRAT, além dos membros da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista da OAB/RS (CEAT). O encontro, conduzido pelo presidente Leonardo Lamachia, pela secretária-geral Ana Lúcia Piccoli e pela secretária-geral adjunta Regina Soares, contou com a participação presencial e virtual de profissionais da área.
Durante a reunião, foram debatidos temas relevantes para a atuação na Justiça do Trabalho, como equalização das varas, balcão virtual, uso de inteligência artificial, precatórios, alvarás e horário de funcionamento.
“A escuta e o diálogo são compromissos permanentes da OAB/RS. Especialmente em temas que impactam diretamente o exercício profissional, é fundamental que a advocacia seja ouvida e respeitada. O diálogo é o caminho para construirmos soluções que garantam a valorização da atuação da advocacia e os direitos do cidadão”, destacou Lamachia.
Ofício será enviado ao TRT4
Como encaminhamento da reunião, será elaborado um ofício conjunto, assinado pela OAB/RS e pelas entidades presentes, a ser enviado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) com as deliberações e solicitações da advocacia.
OAB/RS em defesa da competência da Justiça do Trabalho
Também na quarta-feira (7), a Ordem gaúcha participou da Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho, em ato realizado em Porto Alegre.
Presenças
Também participaram da atividade: o presidente da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista (CEAT) da OAB/RS, Raimar Rodrigues Machado; os vice-presidentes da CEAT da OAB/RS, Eduardo Caringi Raupp e Álvaro Klein; o secretário-geral da CEAT da OAB/RS, Fabrício Fay; o representante da ABA, Paulo Ricardo Dias de Moraes; o representante da ABRAT, Saulo Nascimento; a representante da SATERGS, Márcia Somensi; e a representante da AGETRA, Caroline Ferreira Anversa.
Fonte: OAB/RS