|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.05.13  |  Criminal   

Acusado de homicídio aufere HC por excesso de prazo da prisão preventiva

Homem poderá aguardar em liberdade a sua sentença.

O réu acusado da prática de homicídio no município de Vertente do Lério (PE) poderá aguardar em liberdade o seu julgamento pelo TJ. O habeas corpus foi concedido pela 1ª Turma do STF. Segundo o entendimento proferido pela Turma, ficou configurado excesso de prazo da prisão preventiva, uma vez que a sentença de pronúncia, na qual é determinada a realização do júri, foi dada em novembro de 2009, e ainda não há data para o julgamento.

"Já houve casos em que com quatro anos de prisão não deferi habeas corpus por excesso de prazo, porque eram casos complexos, com vários réus, quadrilhas sofisticadas. Este é um caso com um único réu, já pronunciado desde novembro de 2009", afirmou o ministro Dias Toffoli em seu voto pela concessão da liberdade no Habeas Corpus. Sua posição foi acompanhada pelo ministro Marco Aurélio, para quem, além de configurado o excesso de prazo, não se justificaria a prisão preventiva, sustentando não estar devidamente demonstrado no processo que o réu estaria ameaçando testemunhas.

Ficou vencido o relator do HC, ministro Luiz Fux, e a ministra Rosa Weber. Como houve empate na votação, prevaleceu o resultado mais favorável ao réu, pela concessão do HC. Em seu voto, o ministro Fux extinguia o HC por inadequação da via eleita, concedendo ordem de ofício para que o STJ analise o mérito do HC impetrado naquela corte, a qual não havia conhecido do pedido.

HC: 110288

FONTE: STF

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro