|   Jornal da Ordem Edição 4.496 - Editado em Porto Alegre em 28.3.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.03.25  |  Advocacia   

Ação efetiva: Lamachia encaminha demandas da advocacia em reunião com a corregedora do TJRS

A Ordem gaúcha tem como marca o diálogo e cooperação entre instituições, visando melhores condições de trabalho para a advocacia e uma maior celeridade no acesso à Justiça. Nesse sentido, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, mantém reuniões periódicas com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), de modo a propor e a encaminhar soluções para as demandas oriundas da advocacia. Na pauta da reunião, realizada na quinta-feira (20), com a corregedora-geral da Justiça, Fabianne Baisch, foram elencados temas como a viabilidade do pagamento de fiança via pix e a instalação de equipamentos audiovisuais nas salas de audiências e no Plenário do Tribunal do Júri.

“Tratamos dos temas que foram objeto da nossa reunião extraordinária com os presidentes das subseções. Temos algumas notícias boas e avanços. Sobre o pagamento de fiança por pix, só resta um ajuste com a Polícia Civil para viabilizarmos essa importante demanda da advocacia criminal. Também já temos um cronograma para a entrega, a pedido da Ordem, de equipamentos nas salas e nos televisores dos plenários de júris nos Foros do interior do Estado”, salienta Lamachia.

Demais assuntos

Mais dois temas tiveram avanços: as certidões nos inventários extrajudiciais com a participação de incapaz, pauta que agora, será demandada pela OAB/RS ao Ministério Público; e, por fim, sobre o arquivo judicial e os processos perdidos nas inundações do ano passado.  “Sobre o Arquivo Judicial, que foi atingido pela enchente e muitos colegas precisam dos processos que lá estavam, conseguimos viabilizar a emissão de uma certidão para a advocacia em relação a esses processos que foram perdidos. Por fim, a reunião manteve um balanço positivo e seguiremos atentos e atuantes frente às demandas que os colegas nos trazem”, pontua o dirigente da Ordem gaúcha.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro