|   Jornal da Ordem Edição 4.306 - Editado em Porto Alegre em 27.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.10.11  |  Advocacia   

Aberto o Colégio de Presidentes de Subseções da OABRS em Uruguaiana

Evento acontece ao longo desta sexta-feira (29), reunindo dirigentes de todo o Estado, para discutir os rumos da advocacia e da atuação da entidade.

A cerimônia de abertura do Colégio de Presidentes da OAB/RS, ocorrida na noite desta quinta-feira (27) em Uruguaiana, foi marcada pela emoção. Ainda abalados pelo recente falecimento da presidente da subseção de Rio Pardo, Vera Regina Giuliani de Cruzeiro, vítima de um acidente de automóvel no início da semana, os participantes prestaram homenagem à advogada com uma salva de palmas.

O presidente da subseção local, Roberto Duro Gick, classificou como uma grande honra sediar o evento e ressaltou o "prestígio ímpar" que a entidade vem alcançando frente à sociedade. "A Ordem vem cumprindo sua missão de atuar no resgate da cidadania, cumprindo com zelo sua função pública".

Gick homenageou, ainda, a secretária-geral da Ordem, Sulamita Santos Cabral, natural da cidade. Ele saudou, também, o presidente da IV Circunscrición Del Colégio de Abogados da província de Corrientes, Álvaro Sanchez. "Todo nos une, nadie nos separa", afirmou o dirigente local, citando frase inscrita na famosa ponte internacional Agustin Justo - Getúlio Vargas, que liga Brasil e Argentina.

José Luiz Belan – o decano dos presidentes, à frente da OAB Bom Jesus – falou da importância dos debates empreendidos no Colégio. "É por meio deles que estamos engrandecendo a gestão da entidade".

O presidente da CAA/RS e da Concad – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Arnaldo de Araújo Guimarães falou do projeto – em franca expansão - de interiorização que vem sendo feito na entidade. "Estamos, cada vez mais, cuidando da saúde dos advogados gaúchos".

O prefeito do município, Sanchotene Felice, homenageou a advocacia gaúcha, concedendo ao presidente Lamachia o título de "hóspede oficial do município".

Homenagem póstuma

"Vera era uma guerreira, uma liderança, uma expoente da advocacia gaúcha", afirmou Lamachia relembrando a presidente da subseção de Rio Pardo, ao mesmo tempo em que uma salva de palmas, vinda das centenas de colegas presentes ao evento, tomou conta do salão Club Commercial.

Lamachia seguiu: "A presença maciça da advocacia gaúcha aqui em Uruguaiana dá a demonstração cabal de que construímos uma fortaleza ao longo dos últimos anos.  Assim como a presença dos representantes da magistratura e do Ministério Público aqui presentes, reafirmam a integração respeitosa e harmônica que estamos construindo entre os atores da Justiça. Essa aproximação é boa para todos nós, especialmente para a sociedade".

O dirigente lembrou também seu primeiro dia frente a direção da entidade. "Em primeiro de janeiro de 2007, antes mesmo de adentrar ao gabinete da Ordem em Porto Alegre, estive aqui em Uruguaiana, ao lado do presidente Gick, assinando a escritura de doação da atual sede da subseção".

Defesa do Estado Democrático de Direito

"Nesta sexta-feira estaremos debatendo os rumos da advocacia e buscando solução para os problemas que afligem o exercício da nossa profissão. Além disso, vamos reafirmar que a OAB é muito mais do que um conselho de classe. Temos um compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito em combater a crise ética sem precedentes que estamos enfrentando", afirmou Lamachia.

Ele afirmou, ainda: "A sociedade civil organizada está acordando. A juventude está mobilizada e, por meio das redes sociais, pregando a necessidade de um novo padrão ético".
"Muito já foi feito. Não por uma diretoria ou por um conselho, mas pela união de todos vocês. Se hoje podemos comemorar a decisão do STF sobre a constitucionalidade do Exame de Ordem, é porque a advocacia brasileira – e, acima de tudo, a sociedade – se mobilizaram, demonstrando força e empenho", salientou o dirigente.

"Lidamos com direitos fundamentais. Defendemos a honra, a vida, a liberdade, a democracia e a dignidade. É preciso que a sociedade tenha em sua defesa um advogado tecnicamente bem preparado. É preciso um ensino jurídico de qualidade", apontou Lamachia, reafirmando a permanente luta da entidade.

O dirigente conclamou os presidentes de subseções todo o Estado para levarem de forma contínua a defesa da democracia e das reformas política e tributária. "A luta de outrora era pela redemocratização, hoje é pelo aprimoramento e aperfeiçoamento da democracia. O inimigo de outrora era o autoritarismo, hoje é a corrupção".

Lamachia finalizou citando Mahatma Gandhi: "É melhor que fale por nós a nossa vida do que fale por nós as nossas palavras".

Presenças

Compuseram a mesa o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; o presidente da OAB Uruguaiana, Roberto Duro Gick; o prefeito municipal, Sanchotene Felice; o presidente da Câmara de Vereadores, Roni Mello; a juíza-diretora do Foro, Michele Wouters; o coordenador das Promotorias de Justiça da Comarca, Diego Bairros; representando a Defensoria Pública, Suzana Dora Velo; o juiz-diretor da Justiça Federal de Uruguaiana, Guilherme Beltrami; o coordenador nacional das CAA e presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o representando o CFOAB, o conselheiro federal Renato da Costa Figueira; o presidente da Circunscrición Del Colégio de Abogados da Província de Corrientes da Argentina, Álvaro Sanchez; e o coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

Além dos presidentes e dirigentes das 106 subseções da OAB/RS, também estavam presentes os conselheiros seccionais Jorge Dias Fara (presidente da OABPrev-RS), Marcelo Bertoluci (presidente da Comissão de Defesa e Prerrogativas), Miguel Ramos, Carlos Albornoz (presidente da Comissão de Processo Virtual), Arodi de Lima Gomes (presidente da Comissão de Advocacia Pública), Regina Guimarães (coordenadora do Departamento Cultural), Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada), João Ulisses Bica Machado Filho, Pacifico Luiz Saldanha, Eduardo Ferreira Bandeira de Mello e Nelson Robert Schonardie; a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Maria Dinair Acosta Gonçalves; e o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto.


 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro