A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou uma sessão solene para homenagear a Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Bento Gonçalves, em alusão aos seus 50 anos de história. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve presente na solenidade ocorrida na noite da quarta-feira (11). Na ocasião, foi realizada a entrega da Portaria de Louvor e Agradecimento, em reconhecimento ao comprometimento, à evolução e ao impacto significativo da entidade na comunidade jurídica local e regional.
Em sua fala, Lamachia ressaltou a importância do papel da Ordem para além da classe. “Essa defesa que fazemos em nome do cidadão e da sociedade nos credencia a receber uma homenagem como essa. Porque a Ordem, efetivamente, tem um papel social absolutamente relevante. Essa história de 50 anos demonstra o impacto positivo que uma instituição pode ter no fortalecimento da cidadania e na defesa do Estado Democrático de Direito. Parabéns à advocacia de Bento Gonçalves”, disse.
Defesa da advocacia e da sociedade
O dirigente da Ordem gaúcha também pontuou a posição contrária da instituição em relação à Resolução nº 591/24, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê sustentação oral gravada como regra. “Estamos lutando contra esta resolução que tira da advocacia brasileira o direito à sustentação oral, pois implanta obrigatoriamente uma figura chamada Plenário Virtual. Com equilíbrio e respeito, estamos reagindo em defesa, não somente da advocacia, mas, também, da cidadania”.
Em seu discurso, o presidente da subseção de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra, agradeceu “aos vereadores que oportunizaram estarmos aqui recebendo essa distinção pelos 50 anos da subseção. Uma história construída de forma coletiva e que honra a trajetória daqueles que vieram antes de nós. Esta homenagem é um reconhecimento que nos motiva a seguir trabalhando por uma sociedade mais justa e igualitária”.
O vereador Valdemir Marini, autor da proposição aprovada no início de 2024, não pôde concluir o mandato por motivos de saúde, sendo sucedido pelo vereador Anderson Zanella, que deu continuidade à iniciativa.
História
Oficialmente, a subseção de Bento Gonçalves foi criada em 9 de abril de 1974, mediante a aprovação unânime do Conselho Seccional. Porém, a instalação efetiva ocorreu em 25 de maio do mesmo ano, em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades. Saiba mais.
Presenças
Também acompanharam a solenidade a atual vice-presidente da subseção de Bento Gonçalves e presidente eleita para a gestão 2025/2027, Camile Pasquali; os ex-presidentes da subseção de Bento Gonçalves, Cleber Dalla Colletta, Lurdes de Souza, Décio Dupont e Felipe Possamai; o presidente eleito da subseção de Garibaldi para a gestão 2025/2027, Rodrigo Zucchi; a conselheira estadual da OAB/RS, Josana Rivoli; e o procurador municipal, Gustavo Schramm.
Fonte: OAB/RS