|   Jornal da Ordem Edição 4.587 - Editado em Porto Alegre em 11.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.08.25  |  Advocacia   

Com 28 mil inscritos, último dia consagra a Cidade da Advocacia 2025 como o maior evento jurídico do Sul do país

A quarta edição da Cidade da Advocacia chegou ao fim neste sábado (9) com números impressionantes. Foram 12 palcos simultâneos, mais de 100 palestras, 500 horas de conteúdo simultâneo e um recorde de público. No total, 28 mil pessoas se inscreveram para assistir a uma programação plural, atualizada e especializada. Totalmente gratuito, o evento foi voltado para advogadas, advogados e estudantes de Direito. 

É imprescindível dizer que essa iniciativa é absolutamente moderna e transformadora. Uma verdadeira fonte para network, capacitação e valorização da advocacia gaúcha. O presidente da OAB/RS e idealizador da Cidade da Advocacia, Leonardo Lamachia, agradeceu todos os colaboradores que fizeram a Cidade acontecer e, em especial, todos que passaram pelos armazéns do Cais do Porto nesses intensos dias. "Esse momento é de alegria. Estamos felizes. Começamos a cidade em 2022, quebrando paradigmas e escancarando as portas da nossa instituição para a advocacia gaúcha. Hoje, vemos a referência que ela se tornou", disse. E prometeu: "Ano que vem a Cidade será ainda maior, e teremos uma novidade: um festival de música valorizando os artistas gaúchos. Até 2026!", completou.

A despedida dos cinco dias de evento foi em grande estilo. Subiram ao palco principal Serginho Moah, DJ Cabeção, Diego Dias e Tonho Crocco. Um momento festivo para encerrar o evento que celebra a nobre missão da advocacia, honra a história dos que defendem a justiça, reflete e discute sobre a atualidade e o futuro, além de fortalecer os laços de uma classe essencial na defesa integral da democracia.

O Auditório Prerrogativas recebeu o neurologista Pedro Neuro

A palestra magna que marcou o último dia de atividades na Cidade da Advocacia foi ministrada pelo médico Pedro Neuro, com o tema “Saúde e longevidade na advocacia”. A palestra abordou como aliar a atividade física, alimentação e pensamento positivo para obter mais qualidade de vida e, assim, alcançar longevidade. Esse foi o terceiro ano em que o neurologista palestrou na Cidade da Advocacia. Ele salientou que o público demonstrou um notável apreço pela saúde global e mental. “Fico muito satisfeito em abordar temas como movimento, alimentação, respiração e sono, de maneira dinâmica e acessível. Destaco o relacionamento e a união entre os membros da Ordem como um dos aspectos mais distintivos dessa instituição, um diferencial que a distingue das demais organizações nas quais já palestrei. Parabenizo a OAB/RS por este evento incrível e a abordagem de temas tão relevantes, que certamente contribuirão para a transformação da vida de cada participante”, afirmou.

A inteligência artificial, um dos assuntos mais presentes na programação da Cidade, foi novamente abordada em um painel, agora diretamente voltada à necessidade de inclusão, capacitação e proteção dos cidadãos mais vulneráveis. A série da Comissão Especial do Direito à Saúde (CEDS), chamada “Advogando no Direito à Saúde”, debateu a crescente judicialização da saúde e iniciativas na área como segurança, novas tecnologias e o Tema 1234 do STF e da PMVG. Já o painel intitulado “O Clube do Livro”, promovido pela Comissão da Jovem Advocacia, apresentou as reflexões dos participantes do projeto acerca do livro “O parque das irmãs magníficas”, de Camila Sosa Villada. Também ocorreram o encontro temático “Círculo da Coragem”, que debateu o Direito à Saúde em casos de pacientes oncológicos, e o painel “Dados, tecnologia e legal OPS: até quando dá pra ignorar?”.

Mateada

Ainda na manhã de sábado, o Multipalco Liberdade recebeu a já tradicional Mateada da Cidade. No lounge externo, foram reunidos artistas tocando canções clássicas do Rio Grande do Sul e celebrando a cultura do nosso Estado. No mesmo local, foram escolhidas as prendas do piquete da OAB/RS: Alexandra Ramos Martins e Isadora Pinto da Silva, como primeira e segunda prenda, respectivamente.

A Cidade da Advocacia ocorreu de 5 a 9 de agosto, no Cais Embarcadero, e foi promovida pela OAB/RS e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS). Participou e quer ver fotos do evento? Em breve, todas as fotos no Flickr da OAB/RS

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro