Por Guilherme Dettmer Drago,
advogado (OAB/RS nº 52.242)
Mais uma vez está em voga a questão da corrupção na política brasileira. Na verdade esse sempre foi um tema presente nas diversas épocas históricas de nosso país, pois a corrupção na política caminha paralelamente com o desenvolvimento (in)sustentável do Brasil.
Como esta questão sempre permaneceu nos holofotes das discussões sociais, não é desarrazoado afirmar que os discursos emitidos hoje pela opinião pública sejam os mesmos de outrora.
Entretanto, devemos ter em mente que se vivemos numa época de corrupção na política, onde a maioria dos representantes do povo legislam em causa própria, buscando tirar alguma vantagem do cargo que exercem as custas da máquina administrativa, sempre com um olhar nas próximas eleições, na sanha de serem eleitos novamente e se perpetuarem no poder, a nossa sociedade também pode ser considerada corrupta, na medida em que legitima a atuação política dos corruptos.
Se a corrupção na política sempre existiu, foi porque a sociedade sempre elegeu corruptos. Se elegem corruptos, é porque se identificam com eles, sendo essa sociedade, em última análise, corrupta também!
A cada eleição as promessas descabidas dos políticos são as mesmas. Prometem o que não irão cumprir, pois sabem que a sociedade, totalmente ingênua e alheia aos acontecimentos que lhe rodeiam, irão depositar na urna seus preciosos votos - que promoverão a manutenção desses corruptos por mais uma ou duas legislaturas.
Os discursos contra a corrupção continuarão a existir. Todavia nada irá mudar, pelo menos a curto prazo.
Para que a corrupção na política brasileira diminua ou desapareça, mister que os próprios corruptos tomassem a iniciativa de deixar de serem corruptos, pois a mudança tem que se dar dentro do próprio sistema, e não através de intervenções da mídia.
Entretanto, isso é um discurso romântico, na medida em que a corrupção está entranhada na política como um carrapato. Parece que no Brasil não poderia existir política sem corrupção. Estariam elas umbilicalmente ligadas!
O inicio da solução do problema da corrupção na política brasileira parece estar plantado na educação básica e na família. Sem uma forte base intelectual calcada na ética e em valores sociais, a corrupção tende a se reproduzir por gerações, seja na política, seja na sociedade.
(*) E.mail: [email protected]