Confira o texto da presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, publicado no jornal O Sul nesta segunda-feira (11).
Dia do Magistrado e do Advogado
Por Cleusa Regina Halfen – desembargadora e presidente do TRT4
O dia 11 de agosto marca o mês em que foram criados os primeiros cursos jurídicos no Brasil, há 187 anos, e celebra a indiscutível relevância social dos magistrados e dos advogados.
Ambas as atividades sempre estiveram presentes em momentos cruciais da história do país. A consolidação da nossa democracia está intimamente ligada à atuação dos magistrados e dos advogados, que agem de forma direta e decisiva na construção e na transformação da sociedade. A advocacia, defendendo com intransigência as liberdades individuais e coletivas, os direitos e as instituições democráticas. A magistratura, procedendo aos julgamentos com imparcialidade, proferindo as necessárias decisões e firmando jurisprudência, em atuação indispensável ao efetivo cumprimento da lei e à garantia dos direitos da cidadania.
No atual contexto, em que a dinamicidade da vida diariamente nos coloca diante de crescentes demandas e novos desafios, é indispensável a busca de alternativas para a solução dos conflitos e para a modernização da Justiça, tornando-se mais evidente a necessidade de atuação conjunta e harmoniosa desses profissionais.
Mormente na Justiça do Trabalho, que vive um período de grandes transformações, com a implantação do Processo Judicial Eletrônico, não se poderia deixar de prestar esta homenagem aos magistrados e aos advogados que, com sua compreensão e colaboração diuturna, ajudam a construir a nova Justiça, mais moderna, menos austera e mais humana, alinhada com as diretrizes da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que procura selar e fazer selar compromissos não apenas jurídicos, mas também éticos e morais, contribuindo para o aprimoramento da democracia e a diminuição das desigualdades.
Portanto, neste dia tão importante, em nome da Justiça do Trabalho gaúcha, cumprimento efusivamente todos os magistrados e advogados, que são nossos parceiros na caminhada em busca do aperfeiçoamento e da modernização das práticas garantidoras da justiça, da democracia e da cidadania.