|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
ARTIGO

20.02.17  |  Ricardo Breier    

Artigo do presidente da OAB/RS: Reação frente à insegurança

Foi publicado, na edição desta segunda-feira (20) do jornal NH, de Novo Hamburgo, artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, em que o dirigente faz uma reflexão sobre a insegurança do Estado, sobretudo do movimento #PAZ de Novo Hamburgo.

Reação frente à insegurança  - Ricardo Breier - Presidente da OAB/RS

 

O povo brasileiro vai tendo seus direitos arrancados numa espiral imparável. Temos as áreas da educação e saúde pública em rota permanente de desestruturação. Os mais vexatórios episódios expõem a população mais necessitada a humilhantes descasos do Poder Público. Soma-se a estas duas áreas um outro pilar estrutural de qualquer sociedade democrática: a segurança. Vivemos tempos de guerra. E não é de agora. São repetições de fracassos tendo como protagonistas governantes despreparados ou alienados da nação em que vivem.

Os últimos 20 anos foram de repetições de planos que jamais saíram do papel. Vivemos de promessas e ficção, enquanto o mundo real transborda de violência. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) vem dedicando atenção especial ao assunto da segurança pública nesta última década. Estamos sendo incansáveis em denunciar e, ao mesmo tempo, propor alternativas para que os gaúchos possam ter o mínimo de paz para conviver com suas famílias e amigos.

Propusemos a CPI da Segurança Pública — que foi desconsiderada pelos deputados estaduais —, levantamos dados aos governos sobre o caos nas penitenciarias gaúchas, denunciamos superlotações em delegacias, oficiamos governos sobre suas responsabilidades e riscos à sociedade. Debatemos exaustivamente este tema levantando maneiras de combater a violência. Neste sentido, fico contente em saber que o movimento #PAZ de Novo Hamburgo, que vem unindo a comunidade e trazendo resultados positivos, conta também com a colaboração de advogados.

Num momento em que a sociedade busca soluções para os graves problemas da insegurança é fundamental termos exemplos bem-sucedidos que inclusive poderão ser colocados em prática em outros municípios do Rio Grande do Sul. A OAB/RS empunha a bandeira da segurança pública. Reconhecemos o trabalho que o #PAZ desenvolve no Vale do Sinos e precisamos multiplicar essas ações. Mais do que isso: precisamos fazer chegar aos ouvidos dos governantes que estamos cansados de tanta insegurança em nosso Rio Grande. A reação já começou.

 

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro