|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.09.07  |  Diversos   

UFMS encaminha à OAB-MS investigação sobre trote violento

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) encaminhou à Seccional da OAB daquele Estado, fotos e um vídeo que funcionam como provas de um trote violento aplicado pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, em Campo Grande, contra os calouros que ingressaram este ano na instituição de ensino. Cenas do trote estavam em vídeo postado no saite Youtube. A OAB-MS deve encaminhar dentro de dois meses o relatório contendo a análise sobre o trote aplicado pelos acadêmicos.

Baseado no relatório da OAB-MS, a UFMS deve definir qual será a punição para os acadêmicos que participaram do trote violento. Por enquanto, segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade, Rosa Maria Fernandes de Barros, o procedimento adotado pela instituição será orientar os alunos para que não repitam esse tipo de trote.

Conforme o vídeo que fio encaminhado à OAB-MS, os estudantes que foram submetidos ao trote foram expostos a todo tido de humilhação, como a rolar na lama e ingerir bebidas alcoólicas. É possível perceber que o trote foi aplicado fora do campus da UFMS, possivelmente em uma chácara ou fazenda. Em um lamaçal, os calouros foram obrigados pelos veteranos a rolar no barro e depois uns sobre os outros. Toda a ação foi filmada e fotografada pelos acadêmicos. Os calouros também foram obrigados a colocar na boca um líquido espumoso e, depois de fazerem um gargarejo, cuspiam o líquido em um recipiente (um pedaço cortado de garrafa pet) para que um outro colega repetisse o procedimento.

Toda a ação foi ordenada pelos veteranos, que chegaram a dar golpes nas costas dos calouros com pedaços de galhos de árvores para que rolassem rápido na lama e ingerissem bebidas alcoólicas. Os calouros, conforme mostra uma das fotos, ainda foram obrigados a empurrar um carro
 
.............................. 
Fonte: OAB - Conselho Federal

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro