Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e da General Motors encaminharam, nesta semana, uma proposta de acordo quanto às compensações a serem oferecidas aos 300 empregados despedidos recentemente pela montadora. A possibilidade de acordo foi discutida em reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). O sindicato deve levar a proposta ainda nesta semana aos empregados despedidos.
Na última proposta apresentada na mesa, a empresa comprometeu-se a pagar, em 31 de maio, parcela indenizatória aos despedidos no valor de R$ 2,2 mil. A GM também se propõe a pagar uma parcela final referente à participação nos resultados, em 8 de julho. Pela proposta fica assegurada, também, a priorização dos dispensados em eventual recontratação, caso a empresa volte a admitir empregados.
A solução alternativa foi obtida com a participação do vice-presidente do TRT4, desembargador João Pedro Silvestrin, condutor da mesa de negociação, e da procuradora regional do Trabalho Beatriz Junqueira Fialho, representante do Ministério Público do Trabalho.
Fonte: TRT4