|   Jornal da Ordem Edição 2.945 - Editado em Porto Alegre em 17.11.2017 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.10.07  |  Internacional   

Tribunal de Tóquio considera suicídio um acidente de trabalho

Um tribunal de Tóquio considerou pela primeira vez como acidente de trabalho o suicídio de um trabalhador que sofria insultos de seu chefe.

A Corte do Distrito da capital japonesa rejeitou assim a decisão do Escritório de Inspeção de Padrões Trabalhistas da província de Shizuoka, no sudoeste de Tóquio. O órgão havia negado à viúva o direito a uma indenização pela morte de seu marido.

Segundo o Escritório de Inspeção, o suicídio, em março de 2003, não teve relação com a atividade profissional do morto.

Para o juiz Hiroshi Watanabe, o trabalhador teve que suportar uma carga psicológica "que ocorre raras vezes".

A sentença judicial diz que o chefe menosprezava e insultava reiteradamente o suicida, dizendo coisas como "você está roubando o seu salário" ou "suma da minha vista".

O chefe ignorava o empregado de forma humilhante e contínua, concluiu Watanabe. Ele afirmou que os insultos eram excessivamente severos e apoiou a reivindicação da viúva, que relacionava a depressão e o suicídio com o trabalho de seu marido.

A vítima trabalhava como vendedor de produtos sanitários na Nikken Chemicals, uma subsidiária da japonesa Kowa Pharmaceutical.

Começou a sofrer os abusos verbais em 2002, pouco depois de o novo chefe assumir o comando da filial com o objetivo de melhorar os resultados da companhia.

.......................
Fonte: www.yahoo.com

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1839
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2017 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro