|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.10.07  |  Trabalhista   

Trabalhador que não comprovou que trabalhava diariamente não ganha vínculo empregatício

A 12ª Câmara do TRT da 15ª Região negou provimento a recurso ordinário do “chapa” Claudemir Bispo da Corte, em processo movido contra a empresa L.T.A Transportes e Logística Ltda.  A 5ª Vara do Trabalho de São José dos Campos julgou improcedente a ação, negando a decretação do vínculo de emprego entre as partes.

As duas testemunhas confirmaram que o reclamante trabalhava auxiliando no carregamento e descarregamento de veículos da empresa, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Segundo as testemunhas, a reclamada não se valia do trabalho do autor diariamente, mas apenas quando havia excesso de serviço, e não havia subordinação jurídica. Por sua vez, a prova documental demonstrou que o pagamento era realizado por dia de trabalho, e a prestação de serviço realmente não ocorria todos os dias.

Dessa forma, a Câmara concluiu que, na relação mantida entre as partes, efetivamente não havia a presença dos elementos contidos no artigo 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que caracterizam a figura do empregado. “Provado que o trabalhador prestou serviços como ´chapa´, ou seja, no carregamento e descarregamento de caminhões, de forma eventual e sem subordinação jurídica, não se caracteriza o vínculo empregatício”, resumiu, em seu voto, o juiz José Pitas, relator da matéria. (Proc. n° 1992-2005-132-15-00-6 )

.............
Fonte: TRT 15

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro