|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.05.18  |  Advocacia   

Termos a união da advocacia é fundamental para seguir com avanços e conquistas”, destaca Breier em evento do IARGS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Com plateia formada por grandes nomes da advocacia gaúcha e do Poder Judiciário, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi o palestrante convidado da reunião-almoço do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). Abordando o tema: “As futuras missões da OAB/RS, Breier pontuou questões que já são debatidas internamente e que impactam o trabalho dos advogados. “Um dos principais desafios é o de manter a unidade da OAB. Termos essa união da categoria é fundamental para seguirmos com avanços e conquistas”, destacou.

O encontro desta quinta-feira (17) foi realizado no Hotel Plaza São Rafael, no Centro de Porto Alegre. A participação de Breier atraiu nomes importantes do Direito no Estado. “Esse é um grande encontro de colegas, um encontro de Inteligências”, destacou a anfitriã do evento, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral.

Entre os presentes na reunião-almoço, estavam o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; Ari Pargendler, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Gelson de Azevedo, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST); desembargadores Alfredo Englert e Marco Aurélio dos Santos Caminha, ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do RS; desembargador Vilson Darós, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; David Medina da Silva, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público; Cesar Emílio Sulzbach, presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre e Marcela de Farias Vargas, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul.

Na sua manifestação, Breier fez um breve resgate histórico da atuação da OAB/RS para, na sequência, apresentar temas que são encarados como missões para a entidade: “O processo eletrônico é algo que vem nos desafiando há algum tempo. Enquanto temos conquistas e evoluções, também temos de preparar a advocacia para operar questões tecnológicas”, salientou. “A realização de cursos está sendo fundamental. Sabemos de vários casos em que advogados que haviam deixado de atuar, e voltaram a advogar após receberem qualificações”, salientou.

O presidente da OAB/RS aproveitou sua fala para destacar a inauguração do espaço Cubo, na capital gaúcha, que abriga a Escola Superior de Advocacia (ESA): “Esse é um espaço diferenciado, ele vai propiciar uma aproximação ainda maior dos advogados com nossos cursos e atividades”, lembrou Breier. “É um espaço de primeiro mundo. Devemos estar orgulhosos”, salientou Sulamita.

Também considerada uma missão para o futuro, a questão da ética profissional preocupa a OAB/RS. “Temos um número cada vez maior de profissionais. Essa questão de mercado e da criação de novos cursos de qualidade vem sendo criticada pela entidade. Essa superpopulação de advogados faz com que tenhamos desvios e procedimentos indevidos. É algo que temos de trabalhar”, frisou Breier, acrescentando que é preciso resgatar alguns valores éticos.

A sustentabilidade financeira das 106 Subseções da Ordem gaúcha é outro tema inquietante. Com a tecnologia cada vez mais presente (cursos à distância e redução de questões tradicionais, como fotocópias), a OAB/RS vem construindo alternativas que mantenham as Subseções com atividades. “As subseções são os nossos olhos e braços em todo Estado. São espaços fundamentais, e que terão essa situação a ser enfrentada”, lembrou Ricardo Breier. “A OAB/RS precisa estar sempre próxima do advogado, e as Subseções permitem isso”, completou.

Por fim, como missão pontual para 2018, Breier citou a campanha Vote Consciente, que está sendo estruturada pela OAB em todo país. A intenção é a de repassar informações para que a população possa escolher melhor seus representantes na eleição de outubro. “Esse é um tremendo desafio, mas vamos encará-lo. Já trouxemos lideranças comunitárias para serem ouvidas dentro da nossa entidade. Esse é um processo que vamos construir, e ganhará força após a Copa”, finalizou Breier.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro