|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.11.07  |  Advocacia   

Só após conclusões do inquérito OAB/RS decidirá sobre providências em relação aos advogados citados na Operação Rodin

A OAB gaúcha  somente analisará o eventual envolvimento da ex-dirigente da entidade Patrícia Jonara Bado dos Santos - e de outros advogados - em irregularidades no Detran gaúcho, quando tiver informações concretas sobre o caso e acesso aos autos processuais - depois que o inquérito policial estiver concluído.

O presidente da Ordem, advogado Claudio Lamachia, disse que "não fará prejulgamentos"  nem quer, neste momento,  considerar a hipótese de submeter os advogados citados ao Conselho de Ética e Disciplina da OAB. A entidade sustenta - como uma de suas bandeiras - o amplo direito à defesa.

Lamachia destacou que ele, pessoalmente - como advogado e presidente - bem como a entidade, "defendemos o amplo direito de defesa". Ele reconhece que "há um sentimento de tristeza ao ver o nome de uma ex-dirigente da Ordem supostamente envolvida numa situação como essa, mas até agora temos apenas informações de suspeitas".

Ex-secretária-adjunta da OAB/RS na gestão 2004/2006, Patrícia Jonara Bado dos Santos está entre os nomes investigados pela Polícia Federal. Ela é mulher do ex-presidente do Detran Carlos Ubiratan dos Santos.

Para Lamachia, "investigações como a da Operação Rodin não atingem a reputação apenas de instituições como a Ordem, mas também os partidos políticos".

Também o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, advogado Sérgio Leal Martinez, não comenta a situação de Patrícia Jonara, nem dos demais profissionais da Advocacia supostamente envolvidos.

Martinez revela que, somente este ano, 30 profissionais foram excluídos da Ordem e perderam o direito de exercer a profissão. O Tribunal de Ética e Disciplina julga de 30 a 40 processos às terças e quintas-feiras. São 64 membros do tribunal divididos em oito turmas com oito membros cada uma.

Quando há decisão de exclusão, o caso é depois encaminhado ao Conselho Seccional da OAB, integrado por 42 membros. Só é excluído quem for considerado culpado por dois terços dos presentes. Trata-se do chamado quorum qualificado.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro