|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

03.09.07  |  Perfil   

Rolf Hanssen Madaleno: “advogado que trabalha em Direito de Família é um misto de professor e psicólogo

Por Juliana Campos Chaves,
da redação do Jornal da Ordem


Autor de vários livros sobre o Direito da Família, o advogado Rolf Hanssen Madaleno é reconhecido pela forte atuação nessa área. Na OAB/RS exerceu várias funções, como de tesoureiro e presidente do Tribunal de Ética. Atualmente, é um dos conselheiros estaduais da entidade.
 
Em 1978, Madaleno graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Era a  época em que se estabeleceu a Lei do Divórcio. Por essa razão, desde o início da carreira profissional, Madaleno focou o trabalho no Direito de Família. “A escolha da minha área de especialização foi natural. No início também atuei em outras áreas, mas acabei completamente envolvido com o Direito de Família”, explica.
 
Com quase 30 anos de profissão, o nome de Madaleno está sempre vinculado ao Direito de Família. Em palestras, livros e também na docência é reconhecido pelos trabalhos já realizados. Em 1988 começou a lecionar na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na qual permaneceu até 2002. Atualmente, ele é professor de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do RS.
 
Segundo Madaleno, um advogado de Direito de Família tem um perfil diferenciado. “O profissional que atua nessa área precisa ser uma pessoa sensível, com um perfil apropriado”, afirma. "Esse é um campo de atuação para advogados que gostam das relações humanas e têm paciência para escutar. É um misto de professor e psicólogo".
 
Em muitos trabalhos, Madeleno aborda questões sobre o Novo Direito de Família. Para ele a sociedade avançou mais do que o código. “O Direito de Família, hoje, se atualizou pela prática, pelas mudanças sociais, pela cultura e pelo comportamento. E essa mudança não está refletida no código, mas está refletida nos tribunais, pelo trabalho dos advogados, pelo trabalho dos juizes, pela jurisprudência”, explica.

Em seu mais recente livro, “Repensando o Direito de Família”, o advogado propõe o aprimoramento do Direito de Família. Ele sugere mudanças que ainda não foram pensadas nem contempladas pelo código. “O Direito de Família é um campo muito fértil para repensar”, conclui. Em novembro será lançada uma nova obra de Madaleno, intitulada “Curso de Direito de Família”, pela Editora Forense.
 
Rolf Madeleno é filho de advogados. A esposa também exerce a mesma atividade e os filhos são estudantes de Direito. “Toda minha família tem vinculação com a Advocacia”, conta. Atualmente, Madaleno está concluindo o mestrado e participa da OAB/RS como conselheiro.

“Sempre participei das atividades da Ordem, pois essa é uma forma de contribuir para o bom desenvolvimento do exercício da Advocacia”, finaliza.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro