|   Jornal da Ordem Edição 4.277 - Editado em Porto Alegre em 15.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.10.20  |  Advocacia   

Presidente da Ordem dos Advogados de Roma relata os desafios da advocacia italiana durante a pandemia em evento da Escola de Prerrogativas

A Escola de Prerrogativas da OAB/RS recebeu, nesta segunda-feira (05), seu terceiro convidado internacional. Durante uma hora, o Presidente da Ordem dos Advogados de Roma, Antonino Galletti, falou sobre a realidade da advocacia italiana durante a pandemia e respondeu a questionamentos da advocacia gaúcha. Além de Galletti, já passaram pela Escola de Prerrogativas da OAB/RS o Presidente (bastonário) da Ordem dos Advogados Portugueses, Luís Menezes Leitão, e o advogado e professor espanhol Jaime Peris.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, agradeceu a disponibilidade do convidado em trocar experiências com colegas brasileiros e relatar os impactos da pandemia na atuação da advocacia italiana. “Estamos oportunizando um conteúdo relevante. Podemos aprender com as experiências de outros lugares do mundo e, ao mesmo tempo, compreender que temos algumas dificuldades em comum”, avaliou Breier.

O Membro Honorário e Vitalício da OAB, e ex-Presidente nacional da OAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia, salientou ser um momento ímpar para a Seccional gaúcha. “Estamos tratando de palestras de excelência oferecidas nesse grande projeto da Escola de Prerrogativas”, saudou.
O palestrante desta segunda-feira abriu a conversa relatando que o quadro no Brasil e na Itália foi o mesmo, principalmente no início da pandemia: muitas dificuldades em razão da paralisação das atividades. Foi preciso esperar a redução de casos do novo coronavírus para que os trabalhos fossem retomados. “Atrasou muito o mundo do judiciário. Agora, a situação passou a variar conforme a jurisdição”, ressaltou o advogado italiano.

Galletti explicou que durante este tempo tenta-se oferecer um sistema de justiça mais eficiente para os cidadãos. A crise econômica, sobretudo com o turismo parado, afetou em cheio muitos negócios na Itália. E, naturalmente, refletiu no trabalho e nos ganhos da advocacia. “Inclusive, há o empenho do governo para superarmos este momento”, relatou, salientando que a falta de turistas impactou em diversos setores, como restaurantes, atrações turísticas e transportes.

O Presidente da Ordem dos Advogados de Roma reforçou que a advocacia italiana está atenta para garantir os direitos de defesa dos cidadãos. Ele também ressaltou que, em algumas áreas, o trabalho virtual vem ocorrendo como forma dos trabalhos serem realizados, enquanto, em alguns casos, como no penal, os advogados se posicionam a favor das oitivas das testemunhas de forma presencial.

O evento da Escola de Prerrogativas também foi prestigiado pelos conselheiros federais da OAB/RS Greice Fonseca Stocker, Rafael Braude Canterji, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e Clea Carpi (Medalha Rui Barbosa); Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS, Karina Contiero; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) e coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Pedro Alfonsin; Diretora Administrativa-Financeira da Escola de Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), Graziela Vanin; Vice-Presidente da OAB/RS, Jorge Fara; Secretária-Geral da OAB/RS, Regina Guimarães; Secretária-Geral Adjunta, Fabiana da Cunha Barth; Tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag; Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Esdras Dantas; o professor da Escola Superior de Advocacia, Enrico Racca; e o chefe do Departamento de Comunicação das Ordem dos Advogados de Roma, diretor Andrea Pontecorvo.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro