|   Jornal da Ordem Edição 3.453 - Editado em Porto Alegre em 10.07.2020 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.08.09  |  Responsabilidade Civil   

Presidente da OAB/RS requer quebra do segredo de Justiça em processo aberto pelo MPF

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, defendeu, na tarde desta quarta-feira (05/08), a quebra do segredo de Justiça no processo de improbidade administrativa que o Ministério Público Federal está movendo na Justiça Federal de Santa Maria contra nove pessoas envolvidas na fraude do Detran.

Lamachia diz acreditar que a juíza encarregada do caso, Simone Barbisan Fortes, a quem ele requereu a quebra do sigilo, “será sensível diante da imperiosa necessidade de se esclarecer os fatos de forma definitiva, atendendo ao clamor da sociedade gaúcha”. Segundo ele, o movimento do MPF revela uma “situação gravíssima” por envolver, dentre as autoridades que são demandadas na ação, a própria governadora do Estado, Yeda Crusius.

O dirigente convocou para a noite de ontem uma reunião da diretoria e membros do Conselho Seccional da Ordem para analisar a situação política do Estado após a notícia de que o MPF ingressaria com a ação de improbidade na 3ª Vara Federal de Santa Maria, onde tramita o processo do Detran. Lamachia anunciou que a entidade está requerendo a quebra do segredo de justiça para depois se pronunciar a respeito das acusações reveladas pelo MPF em entrevista coletiva ontem à tarde, em Porto Alegre. “O Estado não suporta mais conviver com a incerteza já que as provas não vêm a público, determinando uma crise institucional que precisa ser estancada e os fatos esclarecidos”, afirmou Lamachia.

Os réus citados no processo, além da governadora Yeda Crusius, são o deputado federal José Otávio Germano (deputado federal PP-RS), o deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS), o deputado estadual Luiz Fernando Záchia (PMDB-RS), Delson Martini, ex-secretário-geral do do Governo do Estado, João Luiz Vargas, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rubens Bordini, vice-presidente do Banrisul, Walna Vilarins Meneses, assessora da governadora, Carlos Crusius, ex-marido de Yeda Crusius.

Assessoria de Imprensa – OAB/RS

Carol Majewski – Jornalista / Assessor


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro