|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.06.08  |  Advocacia   

Presidente da OAB/RS critica ‘banalização’ da corrupção e a ‘alarmante impunidade’

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, criticou, na noite da quinta-feira (29), as agressões à ordem pública, a desonestidade e a banalidade dos atos de corrupção que surgem a cada dia por todo o país. “Pior do que isso, só a alarmante impunidade”, afirmou, na abertura do Iº Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que está sendo realizado em Bento Gonçalves, cidade localizada na Região da Serra gaúcha. “Faltam verbas para políticas públicas, mas sobram para a corrupção”, destacou o dirigente.

Na abertura do evento, que reuniu dirigentes de OABs de todo o país e que tem condução do presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, Lamachia lembrou que este é um ano eleitoral e a vigilância dos advogados – e de toda a sociedade – deverá ser redobrada para evitar desvios que possam prejudicar o pleito. “É preciso denunciar para que sejam punidos exemplarmente corruptos e corruptores, pois voto não tem preço, tem conseqüências”, disse, utilizando-se do slogan da campanha movida em todo o país pela OAB, através da criação dos Comitês 9840, número da lei que define e pune más condutas eleitorais.

Campanha Brasil Contra a Violência

Em seu discurso, diante de dezenas de autoridades e lideranças estaduais e nacionais, o dirigente reiterou que já está em marcha no Rio Grande do Sul a campanha Brasil Contra a Violência, encabeçada pela OAB nacional e que já conta com a adesão de várias instituições de projeção estadual e nacional. Ressaltando que o Colégio de Presidentes de Seccionais “é um foro privilegiado de proposições, debates e importantes decisões”, Lamachia anunciou que a Ordem gaúcha já está preparando, para o dia 9 de junho, a Conferência Estadual, prevista no cronograma do Fórum pela Superação da Violência e pela Promoção da Cultura da Paz.

Ele adiantou que, em julho, a entidade, juntamente com as 104 OABs do Interior do Estado (subseções) e outros representantes da sociedade civil, levará para as ruas da Capital, Porto Alegre, uma nova manifestação contra o atual estado em que se encontra o país, inseguro e perplexo diante da criminalidade, e envergonhado ao extremo pelos escândalos praticamente diários. A primeira manifestação da OAB gaúcha ocorreu em julho do ano passado, quando mais de 80 entidades se juntaram à campanha “Agora Chega! – Movimento Contra a Corrupção e a Impunidade”, realizado na Esquina Democrática, no Centro da Capital. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que a sociedade participe, reunindo todas as suas forças para que essas lutas sejam levadas a diante e realmente surtam os efeitos que desejamos”, afirmou Claudio Lamachia.

O presidente da OAB/RS também defendeu políticas públicas voltadas para a educação como forma de preparar as pessoas para uma vida melhor e mais digna. “A educação corresponde à mais importante ação de governo e da sociedade, pois o saber é um agente fundamental para a liberdade do indivíduo”, afirmou Lamachia.

Encontro reuniu autoridades e lideranças

A abertura do encontro de presidentes em Bento Gonçalves reuniu diversas autoridades e lideranças de todo Estado. Na mesa principal estavam, ainda, o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira; o procurador Rafael Velasques Orozco, da Procuradoria-Geral do Estado; o desembargador Francisco José Moesch; a procuradora-geral de Justiça em exercício, Isabel Dias Almeida; o prefeito de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Vladimir Rossi Lourenço; o membro honorário vitalício do CFOAB, Roberto Busato; a secretária-geral do CFOAB e conselheira federal pela OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha; o diretor-tesoureiro do CFOAB, Ophir Filgueiras Cavalcanti Jr.; a presidente da subseção de Bento Gonçalves, Maria Luiza Sfoggia Romagna, e o diretor do Foro de Bento Gonçalves, juiz eleitoral Luiz Alberto Rotta.




Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro