|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.08.16  |  Constitucional   

Portaria que limita locomoção de escrivães e investigadores em Manaus é suspensa

Portaria prevê a necessidade de prévia autorização para se afastar ou se ausentar do município que sedia seu local de trabalho.

O juiz de direito Leoney Figliuolo Harraquian, de Manaus/AM, concedeu tutela antecipada para suspender portaria que limitava a locomoção de escrivães e investigadores de polícia civil do Estado. A portaria 8/2016 – GDC-PC, de 17 de junho de 2016, prevê a necessidade de prévia autorização para se afastar ou se ausentar do município que sedia seu local de trabalho, e originou mandato de segurança impetrado pelo Sindicato dos Escrivães e Investigadores da Polícia Civil do Estado do Amazonas (SINDEIPOL/AM).

Para o magistrado, tal exigência caracteriza violação à Constituição Federal, que garante o direito à liberdade de locomoção. Segundo Leoney, a ilegalidade fica ainda mais patente, considerando o artigo 2º da portaria, que exige autorização mesmo nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.

“Se o Constituinte originário não impôs qualquer limite ao deslocamento em território nacional, não será o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas que poderá fazê-lo, afinal vivemos em um Estado Democrático de Direito, em que é garantido o livre deslocamento em território nacional, e não num regime de exceção.” Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada multa de R$ 100 mil.

Processo: 0627092-54.2016.8.04.0001 

Fonte: Migalhas

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro