|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.04.17  |  Advocacia   

Plano de Valorização da Advocacia: em Capão da Canoa, Breier fala sobre aproximação entre subseções e da Audiência Pública do PJe

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Um dos 21 pontos do Plano de Valorização da Advocacia, apresentado na Sessão do Conselho do dia 17 de fevereiro, é o fortalecimento e a aproximação com as subseções e os advogados. E foi para dar prosseguimento a ação, que o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, esteve na Associação Comercial de Capão da Canoa, no início da tarde desta sexta-feira (07), no Encontro Regionalizado da Ordem Gaúcha, no Litoral Norte.

O vice-presidente da instituição, Luiz Eduardo Amaro Pellizer, o secretário-geral, Rafael Canterji, o diretor financeiro, André Sonntag, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Pedro Alfonsin, e o coordenador das subseções, Jorge Fara, também participaram da Interiorização. Estavam no encontro as diretorias das subseções de Capão da Canoa, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Tramandaí. 

O dirigente da seccional gaúcha destacou os pontos do Plano de Valorização a todos os presentes, e salientou que a ação visa aprimorar o trabalho dos advogados. “Tenho plena noção de que estamos numa crise na advocacia e é por isso que a aproximação é tão importante. E esse é mais um canal aberto com a classe. Nos próximos dois anos, iremos cada vez mais colocar em prática as nossas ações, principalmente, iremos visitar todas as subseções”, disse. O dirigente ainda enfatizou o engajamento e a doação da diretoria seccional e das subseções com as novas atuações em prol do fortalecimento da classe.

Breier falou aos dirigentes sobre a questão da morosidade do processo eletrônico, sobretudo da audiência pública do Processo Eletrônico do TJRS que acontecerá na próxima quarta-feira (11), às 18h, na Ordem gaúcha. “Estamos lutando para transformar a ferramenta em algo que ajude o advogado, e não o contrário como está acontecendo. Esse encontro vai ser um marco. Será uma oportunidade para que possamos nos reunir e discutir também com os técnicos do TJRS e da OAB,  como os membros da  Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI), Filipe Mallmann e Carlos Thomaz Ávila Albornoz, que trabalharam incessantemente no e-proc, e que hoje funciona perfeitamente”, destacou.

Os presidentes das subseções colocaram em pauta situações no cumprimento do novo CPC, principalmente em relação aos honorários de sucumbência. Em resposta, Breier, falou sobre o Observatório do Novo CPC, um canal da Ordem gaúcha para que os profissionais enviem qualquer afronta ao cumprimento das leis no novo Código. “Essa nossa iniciativa é inédita entre as seccionais e devemos usufruir dela, ou seja, é importante também que os advogados denunciem o não cumprimento. Temos a função de fiscalizar e exigir que o novo Código seja aplicado de forma correta. Muitos advogados e advogadas lutaram arduamente nessas conquistas e iremos atuar de forma enérgica quando houver qualquer afrontamento”, pontuou.

Já o vice-presidente da OAB/RS evidenciou também a importância da interiorização.Este encontro valoriza de uma forma absoluta o Sistema OAB e nós sabemos como o Interior oxigena a seccional.  A Ordem gaúcha quer  ouvir as demandas dos advogados e isso é uma maneira de revigorar ideias e posicionamentos da seccional”, disse Pellizer.

Na sua fala, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, abordou os Cursos de Aperfeiçoamento disponíveis a todos os advogados, tanto na modalidade presencial quanto em EaD. “Lançamos o Portal do Aluno da ESA para que os advogados possam estar mais integrados com a sua Escola, saber mais informações sobre os seus cursos e seu histórico, sobretudo para ter mais agilidade na inscrição. Acessem e se matriculem nos nossos eventos”, convidou Rosângela.

Logo após, o vice-presidente da CAA/RS falou de ações da entidade. “Uma das nossas expectativas é que mais de 20 mil advogados sejam vacinados na Campanha de Vacinação contra Gripe H1N1, e queremos colocar em prática a livraria digital que será criada com livros que os profissionais não utilizam mais”, disse Alfonsin.

Por fim, o coordenador das subseções, Jorge Fara falou sobre a aproximação da Ordem gaúcha com as subseções. “É importante discutirmos os problemas da advocacia dessa forma e de maneira aberta e franca. É um momento diferente de todos os outros, onde chegamos diretamente na raiz do problema para, assim, resolvê-lo”, reforçou.

Vanessa Schneider

Jornalista MTE 17645 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro