|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.04.15  |  Consumidor   

Plano de saúde terá que custear cirurgia de apendicite em paciente

A autora passou mal e buscou o hospital do plano de saúde para atendimento de urgência. Ela foi diagnosticada com apendicite aguda, necessitando ser submetida a procedimento cirúrgico, entretanto o plano de saúde não autorizou o procedimento, por estar a paciente no período de carência previsto no contrato.

A Unimed/Natal foi condenada pelo Juiz Marcos José Sampaio de Freitas Júnior, da Comarca de Monte Alegre, a, em 24 horas a contar da intimação da decisão judicial, autorizar às suas custas a realização do atendimento cirúrgico decorrente da apendicite aguda sofrida por uma paciente que é usuária do Plano de Saúde, mas que teve atendimento negado por este. O magistrado estabeleceu multa diária de R$ 6 mil para o caso de descumprimento.

Na ação, a paciente alegou que é detentora de plano de saúde pactuado com a Unimed Natal em 7 de janeiro de 2015, sendo que começou a passar mal e buscou o Hospital da Unimed/Natal para atendimento de urgência. Acrescentou que foi submetida a vários exames, tendo sido diagnosticada apendicite aguda, necessitando ser submetida a procedimento cirúrgico, entretanto o plano de saúde não autorizou o procedimento, por estar a autora no período de carência previsto no contrato.

Narrou que permaneceu sendo medicada e que no dia seguinte, sob a alegação de que já havia sido reservado leito para cirurgia em hospital do SUS, foi transferida até a referida unidade (Hospital Santa Catarina), onde se constatou que a Unimed Natal não havia feito reserva nenhuma, tendo apenas se livrado da paciente. Sustentou que sua situação é grave e de risco até mesmo de morte súbita.

Quando analisou a matéria, o juiz ressaltou que o Boletim de Atendimento de Urgência anexado aos autos atesta que realmente a paciente parece acometida de apendicite aguda, o que acarreta a necessidade emergencial do procedimento cirúrgico. O mesmo documento também indica que ela foi encaminhada do Hospital da Unimed para o Hospital Estadual José Pedro Bezerra pelo fato de estar, segundo o plano de saúde, em período de carência.

“Está, portanto, aparentemente caracterizada a violação, pelo plano de saúde, ao que dispõem os arts. 12, V, "c" e 35-C, I, da Lei n.º 9.656/98, segundo os quais é obrigatória a cobertura consistente em atendimento emergencial, sendo de 24 horas o prazo máximo de carência para os casos de urgência e emergência”, considerou.

Ele frisou que o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação está evidenciado pelo próprio caráter emergencial do procedimento que se busca realizar. “Além do mais, o provimento é plenamente reversível, nada impedindo que a parte demandante seja condenada a ressarcir a demandada pelos custos do procedimento caso posteriormente se conclua que não detinha direito à cobertura do plano de saúde”, concluiu.
 
Processo Nº 0100482-55.2015.8.20.0144

Fonte: TJRN

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro