|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.07.16  |  Diversos   

Operada deve restabelecer plano de saúde que foi cancelado sem motivo

Magistrada entendeu que rescisão unilateral e sem motivo representa violação aos princípios da função social do contrato.

A juíza de Direito, Simone de Figueiredo Rocha Soares, da 8ª Vara Cível de SP, determinou que uma operadora de planos de saúde mantenha plano de uma consumidora, nos exatos termos contratados. A empresa havia cancelado sem motivos o plano e sem maiores explicações.

De acordo com a autora da ação, ela é associada à empresa através de convênio com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Contudo, em dezembro de 2015, a requerida decidiu cancelar seu plano de saúde, a partir de 20 de janeiro de 2016, sob a alegação de já ter ultrapassado os 12 meses mínimos de vigência da contratação e cumpridas as carências. A empresa afirmou que a consumidora precisaria, portanto, contratar um novo seguro, por valor maior, com outra empresa, sem a mesma rede credenciada e com necessidade de cumprir novamente o período de carência.

Em sua decisão, a magistrada entendeu que a rescisão unilateral e sem motivos, não obstante a existência de previsão contratual nesse sentido, representa violação aos princípios da função social do contrato e da boa-fé objetiva, e isso não pode prevalecer. Ela ainda lembrou da cláusula que prevê a rescisão unilateral do contrato pela seguradora ser nula de pleno direito segundo o artigo 51 do Código do Consumidor.

Processo: 1000853-33.2016.8.26.0001

Fonte: Migalhas

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro