|   Jornal da Ordem Edição 3.364 - Editado em Porto Alegre em 20.12.2019 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.09.19  |  Advocacia   

OAB/RS realizará Audiência Pública sobre a educação no Estado

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, recebeu a presidente da Comissão Especial da Educação (CEE) da Ordem gaúcha, Denise Costa, na tarde desta segunda-feira (23). O objetivo do encontro foi o de confirmar a realização da Audiência Pública: “Por quais caminhos percorrem a Educação no Rio Grande do Sul?”.

O evento deve ocorrer em dezembro, na sala do Conselho Pleno da OAB/RS (Rua Washington Luiz – 1110 – 14ª andar), e tem como público-alvo advogadas e advogados, gestores públicos, procuradores, professores, estudantes, parlamentares e sociedade em geral.

Breier afirmou que a realização da Audiência Pública é extremamente necessária, sendo uma oportunidade de debate e construção de propostas para a educação no Estado. “Precisamos discutir abertamente este tema. A OAB/RS, como defensora do Estado Democrático de Direito, tem o dever de fiscalizar, exigir e atuar de forma subsidiária para a efetividade da educação – visto que situa no campo dos direitos fundamentais para o pleno exercício da cidadania”, disse.

Segundo Denise, o evento será organizado de forma a abordar três pontos de educação no Estado: Qualidade, Inovação e Financiamento. “ Vamos publicar o edital do evento em breve, confirmando a participação de importantes palestrantes. Esperamos uma grande participação da sociedade, onde autoridades e representantes de entidades poderão fazer suas manifestações e contribuições durante o debate”, reforçou.

Também esteve presente a integrante da CEE, Sade Maria Rosenberg.

Anuário da Educação

Os números divulgados este ano pelo Anuário da Educação são alarmantes. Quase 20% dos professores ainda não têm formação em nível superior, e os anos iniciais do Ensino Fundamental apresentam baixa porcentagem de estudantes com aprendizagem adequada. Outros, dados divulgados pelo Anuário da Educação também são preocupantes. De cada 100 estudantes do Estado que ingressam na escola, apenas 60 concluem o Ensino Médio aos 19 anos. Em relação às bibliotecas e salas de leitura, 25% das escolas gaúchas não possuem esse espaço.

 

Texto e foto: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro