|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.08.21  |  Advocacia   

OAB/RS inaugura nova sede da subseção de Canoas

Um sonho da advocacia de Canoas e Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, se tornou realidade. Nesta quarta-feira (11), foi inaugurada a nova, ampla e moderna sede da subseção de Canoas. Localizada na Rua Brasil, 181, próximo do Foro canoense, o local conta com estacionamento, auditório, salas de trabalho/atendimento e salão de festas. “Este é o resultado de uma dedicação incondicional por algo que era muito desejado”, destacou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Um dos passos mais importantes para a construção da nova sede da subseção foi dado em 28 de agosto de 2018, quando ocorreu o lançamento da pedra fundamental. Na oportunidade, a então presidente da subseção, Eugênia Reichert, teve papel decisivo para tirar o projeto do papel. Infelizmente, ela veio a falecer em 20 de agosto de 2020. Relembre o ato.

Durante a cerimônia de hoje, a atuação da ex-presidente e ex-conselheira seccional foi destacada pelas autoridades. “Ela está na memória de todos. Guardamos com muito carinho sua imensa contribuição com a Ordem. Podemos dizer que ela está presente em nossos corações”, salientou Ricardo Breier. Em reconhecimento ao trabalho da ex-presidente da subseção Eugenia Reichert, ocorreu o descerramento de uma placa em sua homenagem.

A atual presidente da subseção de Canoas, Ana Mattiello, fez um apanhado histórico sobre a conquista da nova sede da subseção. Ela destacou a luta de antigos dirigentes até o lançamento da pedra fundamental, em 2018. “Assim, dentre vários atores que trabalharam em busca desse objetivo, tivemos a atuação firme da presidente Eugênia Reichert nas últimas duas gestões. Assim, foi decidido pela diretoria que a nossa sede passará a se chamar ‘OAB Subseção Canoas Presidente Eugênia Reichert’. Nada mais justo fazermos essa homenagem”, salientou.

A ex-presidente da subseção de Canoas e atual secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Neusa Bastos, ressaltou três palavras para definir o momento: reconhecimento, gratidão e emoção. Ela destacou a luta de vários colegas para a conquista da nova sede e elogiou a determinação do presidente Ricardo Breier, que foi incansável na busca por soluções. “Sabemos que a diretoria da OAB/RS não mediu esforços para realizar esta obra. A emoção toma conta ao lembrarmos tudo que passamos. E também nos emocionamos ao olhar em nossa volta e sentir uma ausência de quem lutou bravamente por essa conquista. A presidente Eugênia Reichert com certeza está nos mandando vibrações positivas”, destacou Neusa.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, destacou o orgulho pela inauguração de mais um investimento que qualifica o trabalho de advocacia. “Isso é um reconhecimento à advocacia de Canoas e Nova Santa Rita”, enfatizou. A CAA/RS teve uma contribuição importante na obra, cedendo todo o mobiliário e computadores para a subseção.

Nos discursos das lideranças da Ordem gaúcha, foi unânime o reconhecimento ao trabalho do tesoureiro da seccional, André Sonntag. Responsável por equilibrar o orçamento e conduzir as obras em todo o Rio Grande do Sul, ele teve papel fundamental no gerenciamento do processo de materialização da nova sede da subseção. “Devemos muito ao nosso tesoureiro, que vem fazendo um trabalho exemplar, com responsabilidade e transparência”, frisou Breier.

O trabalho realizado pelo atual membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, também foi lembrado nas manifestações. Se em 2018 ele esteve presente no lançamento da pedra fundamental, desta vez Lamachia enviou uma mensagem de felicitações em razão de estar distante de Canoas. “O presidente Lamachia e sua liderança têm um papel fundamental nessa caminhada de estruturação de novas subseções em todo o Rio Grande do Sul”, reconheceu Ricardo Breier.

A Sede

Com 950 metros quadrados de área, a nova sede tem estacionamento para 14 veículos. O auditório é para 120 pessoas e o salão de festas para até 80 pessoas. Existem 11 terminais de atendimento e estrutura da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS). Foram sete meses de obras, que fez uso de estruturas pré-moldadas. O início da construção estava programado para março de 2020, mas precisou ser adiado para dezembro do ano passado em razão da pandemia.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro