|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.10.07  |  Diversos   

OAB/RJ, Associação de favelas e ONGs criticam política de segurança do governo do Rio

A OAB/RJ, a Federação de Favelas do estado do Rio de Janeiro (Faferj) e a organização não-governamental Justiça Global criticaram, a política de segurança pública adotada no estado pelo governador Sérgio Cabral Filho.

Na avaliação das principais lideranças dessas entidades, o resultado da atual política de segurança, baseada no confronto, é a morte de muitas pessoas inocentes.

Na terça-feira (17), uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro nas favelas da Coréia e do Taquaral, em Senador Camará, zona Oeste da cidade, deixou doze mortos, cinco feridos e acabou com a prisão de doze pessoas. Além disso, foram apreendidas doze armas, quatro granadas, munição e doze tabletes de maconha e papelotes de cocaína. O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, defendeu a ação e disse que as mortes aconteceram devido à forma como os traficantes enfrentam a polícia.

Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a polícia do Rio é a que mais mata e a que mais morre no país. "Isso faz dos policiais do Estado, ao mesmo tempo, algozes e vítimas dessa política de segurança. O que nós estamos assistindo é o aumento da insegurança e da criminalidade. Quanto mais aumenta a violência policial, mais aumenta a dos bandidos, e é nessa escalada que nós estamos sucumbindo a este tipo de política pública governamental".

Para o presidente da Faferj, Rossino Diniz, as cenas de violência presenciadas na favela da Coréia são o resultado da política de segurança do atual governo, que resolveu dar autonomia para a polícia.

"É um governo que só mata pobre e favelado. Eu não sou contra a polícia trabalhar, mas não dessa maneira: assassinando e matando. A polícia foi omissa e corrupta durante muitos anos e agora quer descontar nas comunidades", alertou.

"Quando a polícia entra atirando são os moradores que sofrem. Ontem foi um garoto de quatro anos, na Penha foi uma senhora de 95 que morreu dentro de casa. Está muito complicada a situação", concluiu Diniz.

A ONG Justiça Global também condenou as ações da polícia na favela da Coréia. A diretora executiva da entidade, Sandra Carvalho, afirmou que a ONG vai encaminhar uma denúncia à Organização das Nações Unidas (ONU) relatando as "execuções" ocorridas na favela da Coréia.

Segundo ela, a atual política de segurança pública adotada pelo governo do estado é "de criminalização da pobreza e de extermínio de moradores das comunidades pobres".

................
Fonte: OAB/RJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro