|   Jornal da Ordem Edição 3.475 - Editado em Porto Alegre em 11.08.2020 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.06.07  |  Internet   

OAB quer obrigar provedor de conteúdo a preservar informações

O Conselho Federal da OAB defende alterações no artigo 21 do projeto de lei sobre os crimes de informática (PLS nº 76/2000), de modo a responsabilizar não só os provedores de acesso, mas também os provedores de conteúdo e de serviço, pela obrigação de preserva, por três anos,  os dados e informações necessários ao processo de investigação da autoria de ilícitos praticados por meio eletrônico, durante determinado prazo.

As alterações foram sugeridas pelo secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, Alberto Zacarias Toron, e o presidente da Comissão Especial de Tecnologia da Informação da entidade, Alexandre Atheniense, em documento entregue ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do substitutivo do projeto que tipifica os crimes na Internet.

A OAB está sugerindo a Azeredo que, no caput do artigo 21, em lugar de estipular a obrigatoriedade de preservação dessas informações armazenadas apenas ao “responsável pelo provimento de acesso a rede de computadores”, seja ela determinada ao “responsável por liberar o acesso a uma rede de computadores ou prestar serviços mediante seu uso”.

Essa mudança abrigaria uma gama maior de provedores, incluindo os de acesso, conteúdo e de serviços, entre outros,a preservar as informações e dados das conexões realizadas.

Veja aqui as íntegras das sugestões do Conselho Federal da OAB e do projeto de lei substitutivo sobre os crimes de informática.

Arquivo 01

Arquivo 02

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro