|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.06.07  |  Criminal   

OAB de Mato Grosso quer julgamento justo para policial que matou advogada

O policial militar Valtencir Costa, acusado de ter assassinado a tiros a advogada Andréa Carvalho Furtado, em Tabaporã, no noroeste do Mato Grosso, “deve ter um julgamento justo”.

O pedido foi feito pelo presidente da OAB do Mato Grosso, Francisco Faiad, ao se manifestar sobre a prisão ocorrida na sexta-feira (08), na cidade de Rolim de Moura (RO). Além do julgamento justo, o policial deverá também cumprir pena de acordo com a sentença. “Este é um caso emblemático, em que a impunidade não pode prevalecer sob qualquer aspecto”, disse Faiad.

A OAB-MT designou o advogado João Batista Cavalcanti, presidente da Subseção da OAB na cidade Poxoréo, para atuar como assistente de acusação. Ele também foi designado para acompanhar os procedimentos administrativos, que deverão resultar na expulsão de Valtencir da corporação militar. O policial já teve seus soldos suspensos.

Valtencir Costa estava com prisão preventiva decretada pela Justiça de Mato Grosso e vinha sendo procurado havia 52 dias. Ele é acusado de ter assassinado a advogada Andréa de Carvalho Furtado no dia 16 de abril, enquanto ela trabalhava em seu escritório, em Tabaporã. Andréa conduziu o processo judicial de divórcio do policial com a ex-mulher, o que não era o desejo dele. O homicídio teria sido uma forma de se vingar da advogada.

Para chegar ao foragido, o Ministério Público pediu a interceptação telefônica dele e de familiares mais próximos. A juíza da comarca Helícia Lourenço deferiu e a partir daí a polícia conseguiu a localização do policial.

A OAB-MT cobrou diversas vezes a prisão de Valtencir. O caso estava sendo acompanhado pelo Conselho Federal da OAB e ainda pela OAB do Piauí, Estado onde Andréa foi sepultada.

.....................

Fonte: OAB nacional

..........................
Permitida a reprodução, mediante citação da fonte
Redação do JORNAL DA ORDEM
Tel. (51) 30 28 32 32

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro