|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.06.07  |  Advocacia   

OAB gaúcha pede que a congênere paulista avalie comportamento de advogado que ofendeu o povo gaúcho

A OAB gaúcha está pedindo à sua congênere de São Paulo que analise a conduta do jornalista e advogado paulista (OAB-SP nº 171.387) Jonas Graeb, que ofendeu o povo gaúcho.

Jonas - que apresenta um programa de debates na Rádio Trianom - no dia 4 de junho, às vésperas do jogo do Grêmio com o Santos, desrespeitou de forma incisiva os gremistas em particular e o povo gaúcho como um todo. O advogado-radialista também atacou a Brigada Militar com inverdades.

Em ofício enviado ao  presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, o presidente da OAB-RS, advogado Claudio Lamachia, deplora "as declarações  que incitaram a violência de forma absolutamente irresponsável". E pede que a entidade paulista "avalie tais declarações frente aos advogados gaúchos sob a ótica do Código de Ética".

...................

ÍNTEGRA DO OFÍCIO

Porto Alegre, 11 de junho de 2007.

Assunto: Declarações contra o Povo Gaúcho 
 
Colega Presidente:
 
Ao cumprimentá-lo, considerando a lamentável declaração apresentada pelo advogado Jonas Greb, inscrito na OAB/SP, sob o  n° 171387, quando, na função de radialista, desrespeitou de forma incisiva o povo gaúcho, durante seu programa na Rádio Trianom de São Paulo, em 04 de junho de 2007, vimos externar nosso total repúdio a tal manifestação, lastimando que tais palavras tenham como fonte um colega de classe. 
 
Convém ressaltar que as declarações do referido profissional se tornam ainda mais lamentáveis e graves, quando produzidas por quem deveria contribuir para zelar pela defesa do Estado Democrático de Direito. 
               
Todavia, sua atitude mostrou o contrário, uma vez que acabou por produzir declarações que incitaram a violência de forma absolutamente irresponsável, utilizando sua condição, também, de jornalista. Aliás, importante gizar que o mesmo não está a dignificar, nem a categoria dos jornalistas, e muito menos a nobre classe dos advogados e nossos honrados colegas do Estado de São Paulo.
 
Assim, mesmo que constrangidos, reiteramos nosso repúdio às declarações produzidas pelo advogado em foco, requerendo que Vossa Excelência adote as providências necessárias e indispensáveis, com vistas a  avaliar tais declarações frente aos advogados gaúchos sob a ótica do Código de Ética.
 
Contando com a valorosa parceria da OAB São Paulo, para o enaltecimento da Advocacia Brasileira, aproveitamos a oportunidade para externar votos de apreço e consideração.
 
Cordiais saudações,
 
CLAUDIO PACHECO PRATES LAMACHIA,  Presidente da OAB/RS

Ao Exmo. Sr.
Advogado Luiz Flávio Borges D´Urso
DD. Presidente da OAB/SP
Praça da Sé, n° 385, - Centro
01001-902    São Paulo/SP

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro