|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.05.18  |  Advocacia   

Um novo espaço para a qualificação da advocacia: OAB/RS – Cubo

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” – Máxima de John Dewey – filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano.

A experiência profissional e o aprendizado devem andar lado a lado e de forma constante. Afinal, “sem a qualificação educacional, os profissionais que dedicam suas vidas à advocacia, além de perderem espaço no mercado, não poderão representar a cidadania de forma efetiva”, aferiu o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ao anunciar a nova unidade para a qualificação da advocacia: a OAB/RS – Cubo, será lançado no dia 10/05 para todos os advogados do Rio Grande do Sul. O espaço é localizado em frente ao Foro Cível na Rua Manoelito de Ornelas, 55, esquina com a Avenida Ipiranga.

Há 33 anos, a OAB/RS mantém, em seu braço educacional, um dos principais pilares da Ordem gaúcha: a Escola Superior da Advocacia (ESA). Essa história alcança, agora, o ponto alto de todo o investimento feito nessas três décadas. Uma nova sede para a qualificação da advocacia: OAB/RS – Cubo.

Pioneira no país, a ESA capacita milhares de advogados todos os anos, presencialmente e em cursos transmitidos pela internet. “Por anos, esteve localizada no 6º, 7º e 8º andares da sede da seccional gaúcha, a ESA tinha como principal problema o relato de seus dirigentes, funcionários e alunos, sobre a estrutura. O espaço era pouco para atender os advogados e advogadas com a qualidade merecida”, explica o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. “Desde o início de nossa gestão, entramos em negociações para buscar uma resolução e aprimorar os serviços da ESA”, pontua.

“A informação é basilar para que possamos sonhar com um futuro melhor. O ensino aproxima o advogado de seu dever primordial, que é a defesa da cidadania. Vamos, portanto, cada vez mais, investir no preparo, no ensino e na cultura, pois visamos a uma advocacia fortalecida e ética”, pontua Breier. “A ESA é fundamental no fortalecimento da aproximação dos mais de cem mil advogados, principalmente com as 106 subseções do interior, que poderão se capacitar via EAD”, assevera.

“Foram dois anos de intensas negociações para que, agora, possamos contar com uma estrutura de mais de 2 mil m²”, relembra o dirigente da seccional. “Essa é uma conquista histórica. O mérito é de toda a direção, com protagonismo direto de nosso tesoureiro, Andre Luis Sonntag, que se engajou nas negociações para que pudéssemos usufruir, hoje, desse espaço”

O diretor tesoureiro da OAB/RS, Andre Luis Sonntag, explica que serão mais de 2 mil m², “onde teremos um excelente auditório, sete salas de aula, todas com tecnologia de ponta. Além disso, teremos espaço para a biblioteca, o SAAI, a Ouvidoria e o espaço da OAB Serviços”, elenca Sonntag.

“Essa é uma ação de gestão do presidente Breier, que nos incumbiu de aperfeiçoar, cada vez mais, a administração, e para que pudéssemos trazer qualidade para o nosso principal cliente, que é o advogado. Qualidade no serviço que prestamos, qualidade naquilo que a gente prima mais, que é o conhecimento da advocacia através da ESA”, finaliza.

Incubadora de conhecimento

O conceito de incubadora se perpetuou nos anos 70, na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos. As incubadoras apareceram como meio de incentivar universitários recém-graduados a disseminar suas inovações tecnológicas e a criar espírito empreendedor.

A partir disso, a OAB/RS Cubo surge como uma incubadora de conhecimento. O Cubo fornecerá um ambiente propício ao desenvolvimento dos advogados e advogadas, prestando a assessoria necessária e qualificando os profissionais que atuam em prol da cidadania.

A diretora da Escola Superior da Advocacia, Rosângela Herzer dos Santos, assevera a grande satisfação que é a concretização desse sonho: “É um salto muito grande, pois temos um corpo docente qualificado, materiais de primeira, uma biblioteca vasta, mas o nosso espaço deixava a desejar. Agora, teremos um aumento do número das salas de aula e um auditório com espaço para 300 pessoas”, afirma.

“Com o crescimento da Escola, a ESA poderá estreitar a relação dos advogados e das advogadas com a Ordem, pois muitas vezes os membros da advocacia não sabem do funcionamento da OAB. A Escola pode fazer essa aproximação.”

O espaço localizado em frente ao Foro Cível contará com:

  • Cursos Regulares de Línguas;
  • Sete salas de aula;
  • Auditório com 300 lugares;
  • Grupos de Estudos em parceria com as Comissões da OAB/RS;
  • Cursos de Capacitação em diversas áreas do Direito – encontros quinzenais;
  • Cursos e Seminários de aperfeiçoamento;
  • Cine ESA (Filmes exibidos quinzenalmente na sede da ESA, gratuitamente);
  • Cursos Telepresenciais (Parceria entre OAB/RS, ESA e AASP – exibidos na sede de Porto Alegre e em diversas Subseções);
  • ESA virtual (mais de 80 vídeos de cursos gravados e disponibilizados no site www.oabrs.org.br);
  • Palestras presenciais nas subseções da OAB/RS;
  • Biblioteca Dr. Júlio Teixeira (Localizada no 6° andar na sede da OAB/RS, conta com um acervo de mais de 10 mil obras para consultas e empréstimos aos advogados);
  • Cursos via Internet.

Ouvidoria, SAAI e OAB Serviços

O espaço amplo do OAB/RS Cubo abrigará também a Ouvidoria, espaço imprescindível para o recebimento de pessoas que solicitam orientações de como proceder. Criada pela Resolução nº 04/2003, o propósito da Ouvidoria é o de atender e ouvir os advogados e a sociedade, orientando, recebendo demandas, encaminhando proposições que versem sobre relações entre a entidade, sociedade e seus filiados.

O ouvidor-geral da OAB/RS, Daniel Barreto, ressalta que a perspectiva é a de de prestar um melhor atendimento ao público: “Poderemos oferecer um trabalho mais ativo e mais próximo dos advogados e da sociedade, visto que estamos em frente ao Foro Cível”, disse. “O trabalho da ouvidoria neste novo espaço será o de valorizar ainda mais a atividade dos advogados e trabalhar como uma mediadora de conflitos e um instrumento conciliador, intervindo e propondo ações em busca de soluções para a classe dos advogados”, pontua o ouvidor-geral.

Também estará disponível no espaço Cubo, o SAAI - Serviço de Atendimento ao Advogado do Interior - se destina a prestar serviços de cópias de processos, distribuição de peças, atendimento de cartas precatórias e demais rotinas que possam auxiliar os advogados do Interior, e, desde outubro de 2010, também os advogados que se encontram fora do Estado.
 
O serviço evita que o advogado tenha que se deslocar até Porto Alegre para realizar, em todas as repartições públicas da Capital, procedimentos que não necessitam de sua presença física. 

 

 

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro