|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.06.07  |  Flashes   

Notícias curtas de hoje

Senhoras parlamentares - Duas ex-prostitutas do famoso prostíbulo Karakoy, em Istambul, disputarão como candidatas independentes nas eleições legislativas da Turquia, que acontecerão em 22 de julho. Ayse Tukrukcu e Saliha Ermez, ambas de 40 anos, querem chamar a atenção dos partidos políticos para as condições de trabalho das prostitutas.  As duas mulheres anunciaram sua candidatura em frente à entrada do prostíbulo em que atuam, munidas de um cartaz: "Como prostitutas e candidatas, convidamos os líderes dos partidos políticos a conhecerem os prostíbulos com mulheres sem vida".

Hábeas negado - O STJ negou, pela terceira vez, habeas corpus para libertar Adriana Almeida, viúva do milionário da Mega-Sena Renné Senna, morto em janeiro, no Rio de Janeiro. Ela está presa por suspeita de ser a mandante do crime. A decisão da ministra Laurita Vaz foi em caráter provisório. A 5ª Turma do STJ ainda terá que julgar o mérito dos três pedidos negados liminarmente.

Plástica - A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal poderá votar hoje (06), ou nos próximos dias,  o Projeto de Lei nº 123/07, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), que cria novas normas para o atendimento, em hospitais e centros de saúde, de mulheres vítimas de violência. De acordo com a proposta, o atendimento oferecido pelo SUS deverá prever cobertura de cirurgia plástica em caso de lesões ou seqüelas resultantes de agressão física. O deputado Leandro Sampaio (PPS-RJ), recomenda a aprovação da matéria.

Leão feroz (1) - A malha fina da Receita Federal pegou 850 mil contribuintes com problemas nas declarações de ajuste do Imposto de Renda apresentadas neste ano. Entre os principais motivos para reter as declarações estão a omissão de renda (própria ou de dependentes), divergências nos dados de despesas médicas e falta de declaração de renda proveniente de aluguel de imóveis. No ano passado, cerca de 1 milhão de contribuintes ficaram na malha fina, de um total de 22 milhões de declarações entregues à Receita.

Leão feroz (2) - Para fazer a consulta, entre no saite www.receita.fazenda.gov.br. Na lista de serviços, no centro da página, clique sobre "IRPF - Extrato Simplificado do Processamento". No quadro que se abre, informe: 1) o número do CPF completo, com o dígito e sem o traço; 2) o número do recibo de entrega. 3) o código de segurança informado - digite os 4 caracteres da imagem;  4) Por fim, clique em "Consultar". Se na coluna "Situação" aparecer a mensagem "Processada, aguardando novos lotes", o processamento da declaração foi encerrado com sucesso. Mas se a mensagem for sobre existência de pendências, clique sobre essa informação para ter detalhes do problema encontrado pela Receita.

Leão feroz (3) - No caso de declarações entregues em meio eletrônico, devem ser digitados apenas os dez primeiros dígitos do número que consta no recibo de entrega da declaração. O número do recibo pode ser obtido no computador ou disquete onde tenha sido gravada a declaração. Basta acessar no menu "Declaração" a função "Imprimir/Recibo". No caso de declarações entregues em formulários, devem ser digitados os nove números constantes da etiqueta dos Correios, desprezando as letras.

Na privada (1) - Se você alguma vez se viu numa embaraçosa situação, tentando pescar seu celular que caiu na privada, não se sinta sozinho. Uma enormidade de mais de 855 mil telefones celulares vai privada abaixo anualmente, concluiu uma pesquisa da empresaSimply Switch realizada no Reino Unido. As informações são do saite Terra.

Na privada (2) - Esse "despejo" é apenas parcela dos 4,5 milhões de aparelhos que se perdem ou são quebrados todos os anos pelos britânicos. As catástrofes mais comuns incluem esquecer o celular no bar (810 mil), no táxi (315 mil) ou no ônibus (225 mil). Fins mais bizarros como ter o telefone devorado por um cão, ou danificado após uma voltinha numa lavadora de roupas ligada afligiram os donos de 58 mil e 16 mil aparelhos respectivamente.

Crises (1) - O deputado Clodovil Hernandes (PTC),  69 de idade, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), e ficará internado por tempo indeterminado para observação no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. A paralisia provocada pelo derrame é de leve intensidade. Após passar por avaliação clínica e exames cardiológicos os médicos concluíram que não será necessário nenhum tipo de intervenção cirúrgica. Segundo o primeiro boletim médico divulgado pelo hospital na noite desta terça-feira (05), Clodovil "encontra-se lúcido". A internação do deputado foi provocada por um "quadro de crise hipertensiva e dor torácica".

Crises (2) - Clodovil fora detido, no início na noite de quinta-feira (31), no aeroporto de Brasília.  Ele escapou de levar tapas e sopapos dos passageiros de um  vôo da Gol, após altercar-se com um comissário. Desde que assumiu o mandato, no início deste ano, Clodovil já foi alvo de três processos na Corregedoria da Câmara. Em um dos episódios mais recentes, ele revoltou a bancada feminina da Casa quando falou que as mulheres "trabalham deitadas e descansam de pé". Em seguida, provocou um acesso de choro da deputada Cida Diogo (PT-RJ), ao dizer que ela "é feia e nem para prostituta serve".

Sempre é hora de estudar (1) - Três gerações de uma mesma família vão se formar praticamente juntos em uma high school (equivalente ao ensino médio no Brasil) nos Estados Unidos. Jim Nunley, 72 de idade,  seu filho James Nunley, de 36, e sua neta Brittany Wright, de 17, que moram em Salt Lake City, em Utah, conquistaram o diploma ao mesmo tempo. Jim chegou a cursar o ensino médio em 1953, mas abandonou os estudos a um ano do final para ajudar a família no trabalho de pintor.

Sempre é hora de estudar (2) - Animado por ver o filho entrar na escola novamente em um programa para adultos, Jim se uniu a James, que é motorista de caminhão e - por trabalhar cerca de dez horas por dia - não encontrava tempo para estudar. Avó e pai acabaram se graduando no último sábado (02) e  neta Brittany terminar os estudos ontem (05).

Foto: Reprodução/DeseretNews
Foto: Reprodução
Pai, neta e avô formandos 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro