|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.06.07  |  Flashes   

Notícias curtas de hoje

A importância do Exame de Ordem (1) – O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, defendeu na sexta-feira (1º) a importância, para a sociedade brasileira, da manutenção do Exame de Ordem como pré-requisito para o ingresso do bacharel de Direito na carreira da Advocacia. Ele fez a defesa do Exame da OAB durante reunião do Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais da entidade, em Goiânia (GO), observando que se for abolido esse concurso para inscrição na Ordem,  "o País será invadido, do dia para a noite, por 2,5 milhões de advogados".

A importância do Exame de Ordem (2) - Atualmente, estão inscritos na OAB, em todo o País, cerca de 600 mil advogados, devidamente aprovados pela Exame de Ordem. Britto calcula que existiriam 2,5 milhões de “advogados” hoje, em exercício no país, caso fosse extinto o concurso. Estima-se que existam no mercado cerca de 1,9 milhão de pessoas que fizeram o curso de Direito – os chamados bacharéis – mas que não são inscritos na OAB, ou porque não passaram no Exame ou porque não se submeterem ao concurso, por razões diversas.

Mordidas de parte a parte - Um contribuinte francês ficou inconformado com uma suposta irregularidade em sua declaração de imposto de renda e atacou um funcionário da Receita com um mordida na perna, na sexta-feira (1º). O contribuinte aparentemente foi se informar no escritório fiscal de Dunquerque, no norte da França, mas em seguida se mostrou agressivo e ameaçou agredir seu interlocutor. Finalmente, o contribuinte mordeu o fiscal em uma das pernas. O servidor agredido foi transferido para um hospital. O agressor foi detido, mas não teve sua identidade divulgada. A direção da RF francesa não informou se o contribuinte devia dinheiro à administração pública. O prazo para a declaração de impostos correspondente a 2006 venceu à meia-noite de quinta-feira na França.

Devolução - Após encontrar US$ 225 mil (cerca de R$ 450 mil),  em um terreno baldio em San Jose da Costa Rica, um cidadão deu uma lição de cidadania: decidiu entregar tudo à Polícia, que agora investiga se o dinheiro pertence ao narcotráfico. O homem - que pediu para ter ter revelada sua identidade - encontrou uma mala abandonada e, ao abri-la, viu que havia dois canos plásticos em que o dinheiro estava escondido. As autoridades suspeitam que a mala foi abandonada por narcotraficantes quando eram perseguidos pela Polícia. Outra versão indica que o homem passou pelo local antes que narcotraficantes recolhessem o dinheiro após terem fechado alguma transação.

Proibido fumar - Aprovada lei municipal em  Beverly Hills (EUA) que proíbe o fumo em áreas abertas de bares e restaurantes. A norma - implantada na cidade da grande Los Angeles - entra em vigor nesta segunda-feira (04).

Vencido pela morte - O corpo do fugitivo mais antigo da França, um homem de 74 anos, foragido da Justiça há 14 e condenado por assassinato, foi encontrado em frente de casa, na ilha de Córsega, depois de ter sido abandonado por um desconhecido. Paul Santoni, procurado pela Justiça desde 1993, foi encontrado por sua mulher na última sexta-feira, em frente à porta de casa, na localidade de Palneca, no sul da ilha. De acordo com a necropsia realizada, o homem morreu de causas naturais há vários dias e apresentava sinais de uma ligeira desnutrição.

Pichadores - Dois jovens foram detidos neste domingo, enquanto pichavam bancos de uma praça no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Um deles tem 20 anos. Eles foram flagrados pela guarda municipal, após denúncia pelo telefone 153. Desde o ano passado, 76 vândalos foram detidos através do disque-pichação.

Depois do futebol - Um tumulto na saída de um estádio matou 12 torcedores e feriu mais de 40 no norte da Zâmbia no sábado, ao final de uma partida na qual a seleção local bateu o Congo Brazzaville. Estão feridos 46 torcedores, que  foram internados em um hospital em Chililabombwe, uma cidade mineradora na fronteira com a República Democrática do Congo, a 450 quilômetros da capital Lusaka.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro