|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.05.07  |  Flashes   

Notícias curtas de hoje

Depois da anulação - A OAB de Goiás realizará no dia 24 de junho, em Goiânia, Anápolis e Rio Verde, a primeira fase do Exame de Ordem, em substituição ao Exame realizado no último dia 15 de abril e que, por denúncias de fraude, foi anulado pela direção da entidade. Seguindo exemplo de 17 seccionais de todo o país, a OAB-GO vai entregar a responsabilidade da aplicação da prova ao Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília. Os candidatos poderão obter todas as informações no ssite da entidade.

O preço do "Pânico" - Os produtores do programa pedem R$ 1 milhão para trocar Rede TV! pela Record. Mas não foi só o preço que esfriou a negociação (a Record achou caro). Uma ala da Record não concorda com o espaço que o "Pânico" dá para a Globo. Vesgo e Ceará, por exemplo, ficam na porta de de festas abordando estrelas globais. A Record, que sonha em passar a Globo em audiência, não quer promover a concorrente.

Profundamente lamentável - Um menor de 11 anos matou acidentalmente, com um tiro, uma menina de nove e em seguida se suicidou, no populoso bairro Kannedy, em Bogotá, capital da Colômbia. As crianças encontraram a arma e começaram a brincar de "pistoleiros", sem suspeitar que ela estava carregada. Aldeões indicaram que no meio da brincadeira o menor disparou a arma e depois de perceber que matou a menina se suicidou. Segundo as primeiras versões, a arma é de propriedade do pai da criança e tinha sido adquirida ilegalmente.

Quem sobe! (1) - Tomaram posse na quinta-feira (17), no TST, as ministras Maria de Assis Calsing e Dora Maria da Costa. A nomeação de ambas, pelo presidente da República, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (16) para ocupar as vagas abertas em virtude das aposentadorias dos ministros Ronaldo Lopes Leal e José Luciano de Castilho Pereira. As novas ministras já atuavam no TST: Dora Costa como substituta e Maria Calsing como convocada.

Quem sobe! (2) - Ambas as novas ministras são mineiras. Maria de Assis nasceu em Juiz de Fora, e atuou como convocada no TST pela primeira vez em 1998. Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB), ingressou na magistratura trabalhista no primeiro concurso público do TRT da 10ª Região, em 1984, órgão do qual foi presidente no biênio 1996/1998. A ministra Dora é natural de Dores do Indaiá e formou-se em Direito pela Universidade Católica de MG. Ingressou na Justiça do Trabalho por concurso público como juíza do Trabalho substituta do TRT da 10ª Região. Em 2002, foi indicada para integrar o TRT da 18ª Região (Goiás). Sua primeira convocação para atuar no TST ocorreu em agosto de 2003.

Falso advogado (1) - Uma audiência de interrogatório realizada no Foro Criminal Desembargador Carlos Souto, em Nazaré, na Bahia, foi interrompida, na sexta-feira (18) por conta de um inusitado flagrante: em plena oitiva, a juíza Ionê Marques Jacobina Santos, da 10ª Vara Crime, descobriu que Carlos Alberto Passos Gramacho, 61 anos, defensor constituído pelo réu – cujo nome foi preservado pela Justiça – não é advogado. Alberto foi autuado por crime de falsidade ideológica – cuja pena varia de 1 a 5 anos de reclusão.

Falso advogado (2) - No depoimento feito na delegacia, Gramacho garantiu que era bacharel em Direito. No entanto, admitiu não ter o registro concedido pela OAB, o que o deixa impedido de advogar em qualquer hipótese. O acusado disse já ter participado de outras audiências no foro, usando o número de inscrição na OAB de outro profissional.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro