|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

03.05.07  |  Flashes   

Notícias curtas de hoje

Advogados lançam livro - Os advogados Cristiano Colombo e Juliano Colombo lançam na próxima quarta-feira (09) seu livro "Direito Tributário",  pela Editora Verbo Jurídico. A obra se propõe a ser instrumento de trabalho no manejo dos operadores do Direito, bem como um referencial em preparação na área tributária para concursos públicos.  Traz jurisprudência atualizada e a doutrina sedimentada nas diversas matérias da seara tributária. A sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, a partir das 19 h.

Exclusões - Cinco advogados são excluídos por mês dos quadros da OAB de Minas Gerais por violação da conduta ética ou comportamento incompatível com a Advocacia. São cerca de 60 cassações de registro profissional por ano, o equivalente a mais de uma turma formada nas faculdades de Direito do Estado. Essas estatísticas foram divulgadas ontem (02) pelo presidente da OAB mineira, Raimundo Cândido Júnior, que destaca que a entidade está fechando o cerco aos advogados condenados judicialmente por envolvimento em crimes.

Assalto - Quatro homens assaltaram na manhã de ontem (02) o posto de entrega de vales-transporte da RBS na Rua Marcílio Dias, em Porto Alegre. O grupo tripulava um Golf prata.

Mágicas desvendadas - Um grupo de 49 mágicos do Japão está processando dois canais de televisão do país por revelarem como são feitos certos truques com moedas. Os mágicos querem que os canais Nippon e Asahi paguem uma indenização correspondente às perdas que estão tendo em suas atividades. O mágico Shintaro Fujiyama disse que as emissoras tinham "privado os mágicos profissionais de seus ativos".

Teste fatal - Após dois dias no deserto do Estado americano de Utah, um homem morreu de sede em um teste de sobrevivência, físico e mental. Os detalhes do incidente, adquiridos pela agência de notícias Associated Press quase um ano depois, explicam o fato, levantando a questão se, para a Boulder Outdoor Survival School, responsável pela expedição, é mais importante a vida do cliente ou sua meta. Dave Buschow, de 29 anos, morreu a menos de 100 metros de sua meta, uma caverna com uma lagoa. Após 10 horas no calor do deserto, ele caiu na areia, já sem vida. Outros onze competidores participavam da prova. Segundo informações, os guias da expedição carregavam água para emergência naquele dia.

Paródia publicitária - A agência de publicidade gaúcha Escala ganhou o prêmio de Interatividade do Festival Ibero-americano de Publicidade, o Fiap. O evento ocorreu em Buenos Aires. A campanha premiada foi feita a pedido do governo do Rio Grande do Sul para o combate ao mosquito da dengue. O vídeo faz uma paródia das polêmicas cenas de Daniella Cicarelli e seu namorado Renato Malzoni na praia de Cádiz, na Espanha. "É na água que mosquito da dengue se reproduz" –  lembra o vídeo veiculado no YouTube, enquanto dois bonecos do mosquito simulam uma relação sexual. 

Falecimento - Morreu ontem (02) o jornalista Nestor Tipa, que atuou na RBS durante vários anos. Nos anos 70 foi o editor das chamadas de programação da então Tv Difusora, Canal 10 (atual Band), sendo um dos criadores do slogan "Cores Vivas" - quando a emissora, como pioneira, fez as primeiras transmissões de tevê colorida no Brasil. Depois, Tipa foi o editor responsável pelas chamadas da RBS Tv e ultimamente trabalhava na área de eventos do grupo.  A cerimônia de cremação ocorrerá hoje (03), às 15h no Crematório Metropolitano.

Vazamento (1) - O Ministério Público Federal denunciou ontem seis pessoas suspeitas de envolvimento com irregularidades investigadas pela Operação Têmis. A operação apurou suposta venda de decisões judiciais. Entre os denunciados perante o STJ está o procurador da Fazenda Nacional Sérgio Gomes Ayala. Uma nova denúncia, contra outras pessoas suspeitas de participar do esquema, deverá ser apresentada ainda neste mês.

Vazamento (2) - Autor da denúncia, o subprocurador-geral da República Francisco Dias Teixeira acusou Ayala e outras cinco pessoas de crime de quebra de segredo de Justiça. O empresário Sidney Ribeiro também foi acusado de crime de corrupção ativa e o agente de polícia Celso Pereira de Almeida e o analista de averiguações Washington Gonçalves Rodrigues, de corrupção passiva. De acordo com o MPF,  os acusados participaram da quebra do segredo de Justiça da investigação. Isso teria atrapalhado as apurações.

Novo livro - Será no dia 25 deste mês o lançamento do livro “A Lei Maria da Penha na Justiça”, da desembargadora gaúcha Maria Berenice Dias. O evento será na Assembléia Legislativa do Estado. A obra discute a efetividade da lei de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nas palavras da autora, o livro “é um convite a todos que têm o dever de construir uma sociedade mais justa, um apelo para que se levante o véu da impunidade e se devolva às mulheres o seu lar”.

Presença - O lançamento contará com a presença de Maria da Penha Maia, que deu nome à lei. Ela foi agredida durante seis anos pelo marido, ficando paraplégica em uma das duas tentativas de homicídio que sofreu nesse período. O marido foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado. O caso específico de Maria da Penha foi uma espécie de evidência da negligência e omissão em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres brasileiras.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro