|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.12.14  |  Diversos   

Município deve indenizar por danos a veículo

O veículo foi atingido por uma árvore enquanto trafegava por uma rua, em Belo Horizonte.

A decisão que condenou o Município de Belo Horizonte a indenizar um cidadão que teve seu veículo atingido por árvore foi mantida pela 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A indenização foi fixada em R$ 6,6 mil. O Município deverá arcar ainda com o pagamento de R$ 2.918,75, referente aos lucros cessantes (prejuízos causados pela interrupção de atividade de uma empresa ou de um profissional liberal).
 
De acordo com os autos, o veículo foi atingido por uma árvore enquanto trafegava pela rua da Bahia, em Belo Horizonte.
 
No recurso, o Município pediu a reforma da sentença e sustentou que não pode ser responsabilizado pela queda da árvore sobre o veículo, uma vez que o acidente decorreu de uma tempestade excessiva e atípica. Afirmou tratar-se de fenômeno natural imprevisível, inevitável e estranho à vontade das partes.
 
Para o relator do processo, desembargador Luís Carlos Gambogi, mostrou-se incontroverso nos autos que a referida árvore estava plantada na calçada, em área pública, pertencente à municipalidade, motivo pelo qual deve ser analisada a responsabilidade do ente público pelo acidente.
 
No caso, continuou o magistrado, não há dúvidas de que caberia ao Município a manutenção da árvore, a fim de evitar eventuais quedas.
 
Ainda conforme o relator, não há como acolher a alegação do Município de que, no momento da queda, houve uma tempestade excessiva e atípica, tendo em vista que inexiste qualquer prova nos autos nesse sentido.
 
O voto do relator foi acompanhado pelos desembargadores Barros Levenhagen e Áurea Brasil.

O número do processo não foi divulgado.

Fonte: TJMG



Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro