|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.06.07  |  Ambiental   

Mantida proibição internacional da caça às baleias

www.sxc.hu
 
A Comissão Internacional Baleeira (CIB) passou resolução na quinta-feira, 31/05, reafirmando a proibição da caça comercial à baleia, em vigor há 21 anos. A decisão efetivamente passa por cima de uma resolução simbólica aprovada em 2006, que afirmava que a proibição já não era mais necessária.

A resolução atual também afirma que não deve haver mudanças nas restrições ao comércio de derivados de baleias regulamentado pela Convenção Internacional de Comércio de Espécies Ameaçadas (Cites). Defensores da medida dizem que era essencial mandar essa mensagem à Cites, que se reúne a partir da próxima semana na Holanda.

Com diversos países contra a caça à baleia participando da reunião da CIB deste ano, a pequena maioria pró-caça reunida em 2006 não conseguiu se reafirmar. Mas os países que defendem a retomada da exploração comercial dos cetáceos fez um lobby feroz contra a resolução, dizendo que ela agravará as divisões internacionais em torno da questão.

"A Cites deveria tomar decisões com base em seus próprios critérios, não na nossa política", disse o delegado islandês Stefan Asmundsson. A Islândia defende o fim da proibição à caça. (Com informações de O Estado de São Paulo).

Leia a notícia na íntegra na origem.

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro