|   Jornal da Ordem Edição 3.318 - Editado em Porto Alegre em 16.10.2019 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.10.19  |  Advocacia   

“Violar as prerrogativas da advocacia, é violar a cidadania. A nossa bandeira é a do fortalecimento da cidadania”, defende Breier na abertura do II Colégio de Presidentes da OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

“Quando defendemos as nossas prerrogativas, estamos reafirmando os valores da cidadania. Violar as prerrogativas da advocacia não é violar o advogado, é violar a cidadania. A nossa bandeira é a do fortalecimento da cidadania, esse é o nosso trabalho institucional, pois a OAB só existe porque a sociedade acredita nela”, afirmou o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, em seu discurso de abertura do II Colégio de Presidentes de Subseções – gestão 2019/2021, na noite da quinta-feira (03).

Breier destacou, ainda, o trabalho de gestões anteriores, fundamentais em conquistas importantes para a advocacia, “muitas dessas conquistas foram frutos dos nossos Colégios: as férias, os prazos em dias úteis, os aviltamentos dos honorários, a defesa das prerrogativas, as 56 sedes de subseções, construídas pelo interior do Estado, mas, com certeza, a maior conquista, que nos dá a certeza da nossa força, foi a redemocratização desta instituição, sempre ativa, forte e, acima de tudo, independente e protagonizada pelo nosso, sempre presidente, Claudio Lamachia”, ressaltou Breier.

O presidente da OAB/RS falou, ainda, sobre uma inovação trazida para este II Colégio de Presidentes. Pela primeira vez, as pautas que serão debatidas no Colégio foram deliberadas anteriormente em reuniões na seccional com representantes das nove regionais da Ordem gaúcha, tendo o intuito de dar mais objetividade e encaminhamento às demandas mais importantes para o Conselho Federal da OAB.

“Trouxemos esse experimento através de um novo modelo, com reuniões a cada dois meses com as nove regionais, trazendo as demandas de suas regiões. Amanhã, vamos prestar conta das pautas trazidas a estas reuniões, das particularidades de cada localidade, buscando sempre avançar e encaminhar as demandas, não aguardando reuniões semestrais ”, explicou Breier.

Presidentes de subseções da OAB/RS

O presidente da Subseção de São Francisco de Assis, decano dos presidentes das Subseções da OAB/RS, Jari Espig, enalteceu o trabalho realizado pelo Colégio de Presidentes: "Diversas conquistas importantes para a advocacia nasceram aqui, dos Colégios de Presidentes, o verdadeiro fórum da advocacia gaúcha. Amanhã, o dia será de trabalho árduo, teremos uma pauta extensa e diversificada, mas tenho certeza de que encontraremos soluções harmônicas”, concluiu Espig.

O presidente da CONCAD e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, destacou o trabalho de interiorização da CAA: “Queremos que o advogado e a advogada, do interior do Estado, tenham a sensação de terem o mesmo acesso aos mesmos serviços prestados na capital. Nesse intuito ,promovemos o primeiro encontro dos delegados da CAA no interior, demonstrando o nosso respeito às subseções. Adquirimos um ônibus para percorrer permanentemente o interior, triplicando o atendimento de saúde, com dentistas e médicos. Reafirmamos nossa política”, afirmou Alfonsin.


II Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RS - gestão 2019/2021

Os presidentes das 106 subseções de todo o Estado, as diretorias da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), bem como os conselheiros seccionais e conselheiros federais darão continuidade ao II Colégio de Presidentes, na sexta-feira (04), também no auditório do OAB/Cubo. Durante todo o dia, serão debatidos temas de interesse da classe, anteriormente deliberados nas reuniões das nove regionais da OAB/RS.

O Colégio de Presidentes é realizado duas vezes por ano, atendendo à previsão estatutária. Ao final do evento, após debates, análises e votações, será elaborada uma Carta, contendo as conclusões e deliberações das 106 subseções, que será encaminhada ao Conselho Federal.

Presenças

Também estavam presentes: o membro honorário vitalício e ex-presidente nacional da OAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia; o vice-presidente da OAB/RS e coordenador das Subseções, Jorge Luiz Dias Fara; a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Azevedo da Cunha Barth; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luís Sonntag; os ex-presidentes da OAB/RS e conselheiros federais, Cléa Carpi da Rocha e Renato da Costa Figueira, além dos também ex-presidentes da OAB/RS, Fernando Krieg da Fonseca e Marcelo Machado Bertolucci; a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Rosângela Herzer dos Santos. Estavam, ainda, os conselheiros federais da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e Rafael Canterji; o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados do RS, Jorge Fernando Estevão Maciel; a corregedora-geral adjunta da OAB/RS, Maria Ercília Gralha; o desembargador do TJ/RS, Francisco José Moesch, além dos diretores da CAA: a vice-presidente, Mariana Melara Reis; a secretária-geral Neusa Maria Rolim Bastos; a secretária-geral adjunta, Claridê Chitolina Taffarel e o diretor tesoureiro, Gustavo Juchem.

Texto: Evelyn Berndt
Fotos: Lucas Pfeuffer e João Vitor Pereira
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro